João Pessoa
Feed de Notícias

SEDH apóia encontro de entidades de mulheres negras, em João Pessoa

terça-feira, 19 de janeiro de 2010 - 18:53 - Fotos: 

Entidades formadas por mulheres negras da Paraíba se reúnem, nos dias 22 e 23 deste mês, no I Encontro da Coordenação de Entidades de Mulheres Negras da Paraíba (Conen). O evento tem apoio do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e do Grupo de Mulheres Iyalodê.

A coordenadora Nacional das Entidades de Mulheres Negras, Kika Besen, participará da abertura do evento mais a secretária de Desenvolvimento Humano, Giucélia Figueiredo, que ocorrerá no auditório da sede da SEDH, no Centro de João Pessoa, nesta sexta-feira (22), a partir das 14h. Outras representantes da nacional da Conen, Cleide Hilda e Elizabeth Quilombolas, também marcarão presença.

Segundo a organizadora do evento, Maria Marques, as mulheres negras discutirão o contexto das entidades nos níveis nacional, estadual e municipal, além de temas na área da educação como a Lei 10.639, de 2003, que torna obrigatório o ensino da história africana e afro-brasileira, incluindo ainda o estudo da religiosidade nas escolas da Paraíba.

Temas como trabalho e juventude também serão abordados com recorte para mulheres negras, já que a Paraíba tem uma população formada por mais de 50% de negros. “Vamos discutir ações estratégicas também de enfrentamento à intolerância religiosa e o fortalecimento de políticas públicas voltadas para as mulheres negras”, disse a secretária Giucélia Figueiredo.

No evento também serão definidos os nomes das representantes paraibanas que participarão do Encontro Nacional de Mulheres Negras, em Brasília (DF), que deverá acontecer durante o mês de março.

Janaina Araújo, da Assessoria de Imprensa da SEDH