João Pessoa
Feed de Notícias

Sede do IPHAEP totalmente restaurada pelo Governo do Estado

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010 - 11:43 - Fotos: 
Às vésperas de completar 40 anos de criação, o IPHAEP está mudando. A missão de defender a memória estadual ainda é mesma, desde que foi preconizada pelo Decreto de 1971. Mas a sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba, localizado na Avenida João Machado, em João Pessoa, foi totalmente restaurada pelo Governo do Estado. 
A obra de recuperação do casarão custou mais de 100 mil reais e estará sendo entregue numa solenidade que acontece na tarde desta segunda-feira (20), a partir das 17h30, com a presença do governador José Maranhão. Na ocasião, será inaugurado um auditório, com capacidade para 80 pessoas e que será utilizado em cursos e palestras que visem a formação de agentes de preservação patrimonial. E também será entregue a Galeria que homenageia os ex-diretores: desde o pioneiro Linduarte Noronha até o atual Damião Ramos Cavalcanti.
 
“Infelizmente, já há alguns anos, o casarão vinha apresentando problemas na estrutura: desde paredes rachadas à falta de pintura”, diz o diretor Damião Cavalcanti. “Mas entendemos que o exemplo de preservação deve começar em casa e, durante todo o ano de 2010, trabalhos na recuperação dos antigos pisos, tetos, paredes e cobertas, além da ampliação das redes elétrica, de telefonia e logística”.
O projeto de recuperação da sede do IPHAEP reagregou valores do passado, como os jardins, e abriu espaço para a entrada das novas tecnologias digitais. Na área interna, um auditório foi criado para abrigar cursos e palestras destinados à formação de agentes culturais. No local, existe, hoje, uma galeria de ex-diretores. No plano externo, uma bandeira – idealizada por Damião Cavalcanti e com designer de Luis Carlos Kehrle –  foi afixada junto à fachada.
 
Imóvel do início do século XX – A casa que abriga o patrimônio estadual é um dos mais significativos exemplares da época áurea da economia agro-açucareira na Paraíba. Foi construída entre os anos de 1920/1922, pelo jurista e jornalista José Rodrigues de Carvalho, autor de “Cancioneiro do Norte”.  Durante décadas foi utilizada por particulares, até ser locada pelo Governo do Estado, durante a administração de Pedro Gondim, abrigando a Secretaria de Planejamento. O imóvel foi desapropriado, através do Decreto nº 8.709, de 19 de setembro de 1980, e passou, desde então,  a sediar o IPHAEP.
 
A edificação remete aos elementos da art noveau, destacando-se os gradis dos muros, a verticalidade do imóvel e a justaposição dos elementos: janelas de caixilhos curvos preenchidos com vidros multicoloridos. Uma escada em madeira de lei dá cesso ao pavimento superior e lembra os antigos palacetes paulistas. A sede do IPHAEP, na Avenida João Machado, em João Pessoa, foi tombada pelo Decreto nº 8.652, de 26 de agosto de 1980. 
Thamara Duarte, da Assessoria de Imprensa do IPHAEP