Fale Conosco

31 de agosto de 2011

Sedap promove seminário em Araruna para debater apicultura



Será realizado neste sábado (3) o 7º Seminário Regional de Apicultura, no Ginásio de Esportes Maranhão, em Araruna, para discutir novos caminhos para a atividade apícola na Paraíba.

O evento, que reunirá técnicos, criadores e empresários, começa às 8h20, seguido de palestras, abordando temas relacionados à atividade como manejo com substituição de abelha rainha, produção de pólen, criação de abelhas melíponas, manejo avançado com artificial e trocas de quadros, beneficio de fruticultura e apicultura integrados, aproveitamento da cera e outros assuntos.

O seminário é organizado pelo Sebrae-PB, contando com parceiros como a Emater Paraíba que, em todo o Estado, acompanha a atividade apícola de centenas de agricultores familiares. O seu objetivo é devolver à cadeia produtiva da atividade como modo sustentável através da inovação e do aprimoramento técnico-gerencial e da qualificação dos seus produtos.

No Estado existem mais de 600 agricultores familiares trabalhando com apicultura em 93 municípios. A maior parte do mel produzido é levada para Bananeiras, onde funciona a Cooperativa Regional dos Produtores Rurais, que possui o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), responsável por receber, fazer o beneficiamento, envasar e comercializar.

A apicultura está presente em todas as regiões da Paraíba e começa a despontar como alternativa para a agricultura familiar também na Zona da Mata paraibana.