Fale Conosco

7 de março de 2012

Sedap incentiva empreendedorismo no Dia Internacional da Mulher



O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap), junto com o Polo Sindical, as Organizações da Agricultura Familiar da Borborema e Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa (AS-PTA), realiza, nesta quinta-feira (8), data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a “III Marcha pela vida das Mulheres e pela Agroecologia”.

A marcha das mulheres agricultoras acontecerá no município de Esperança, um dos municípios do Polo da Borborema, para um público de 1,5 mil mulheres. A Sedap participa com uma banca de serviços orientando sobre o acesso aos programas federais e estaduais que buscam apoiar os agricultores na produção e comercialização de seus principais produtos. Dentre eles, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Garantia Safra, Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Crédito Fundiário.

A Sedap também é responsável pela organização da feira agroecológica e pela exposição de produtos artesanais feitos por agricultoras, que têm como objetivo motivar e despertar o potencial de empreendedorismo das mulheres agricultoras.

De acordo com a chefe de gabinete da Sedap, Maria Aparecida Henriques, uma das coordenadoras do evento, um dos pontos relevantes é mostrar a importância da mulher nesta nova dinâmica da agricultura familiar, que engloba outras atividades, além do cultivo agrícola, como a agroindústria e o artesanato.

Além disso, segundo Maria Aparecida, a maior parte dos empreendimentos diferenciados que tem obtido sucesso no interior do Estado tem a participação de mulheres em sua organização. “Queremos, a partir desse evento, fazer uma reflexão sobre o papel da mulher na agricultura familiar, aumentar a auto-estima deste grupo, motivar o seu potencial empreendedor e também incentivar a inclusão das mulheres no processo de crescimento econômico do Estado”, disse.

O evento terá início às 9h, em frente à sede do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Esperança, na Praça Getúlio Vargas, com a apresentação da peça “A vida de Margarida – parte II”, encenada pelo Grupo de Teatro do Polo da Borborema.