Fale Conosco

18 de dezembro de 2012

Sedap entrega prêmio para escola que mais comprou alimentos da agricultura familiar



O secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, entrega, nesta quarta-feira (19), o prêmio Paraíba Forte para a Escola Estadual Nicodemos Neves, por ter realizado a maior compra de produtos da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) este ano no Estado. A entrega será feita na própria escola, no bairro dos Funcionários I, em João Pessoa.

A resolução 38/2009 do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estabeleceu que no mínimo 30% do total de recursos financeiros do PNAE devem ser gastos pelos administradores do ensino público na aquisição de alimentos diretamente dos agricultores ou empreendimentos rurais familiares, cooperativas e associações da agricultura familiar.

A Escola Nicodemos Neves garantiu este ano a compra de 95,8% de sua merenda escolar com produtos da agricultura familiar, por meio do PNAE. Um investimento de aproximadamente R$ 72 mil na qualidade da alimentação da escola.

“Nós fazemos questão de integrar ao cardápio da escola os alimentos comprados da agricultura familiar. Sabemos que estamos ajudando os agricultores, ao mesmo tempo em que garantimos a alimentação saudável dos nossos alunos”, comentou a diretora da escola, Maria do Carmo.

Segundo a direção da escola, os alimentos foram adquiridos da Cooperativa dos Produtores Nordestinos da Agricultura Familiar, do município de Sobrado, e também da produção dos assentados da cidade de Junco do Seridó.

“O exemplo da escola Nicodemos Neves, mostra uma prática eficaz de desenvolvimento rural sustentável, pois garante a compra do produto do agricultor familiar e beneficia a escola com uma merenda de qualidade”, enfatizou Marenilson Batista.

Criado neste ano durante a 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, com o objetivo de valorizar pessoas e instituições que fortaleceram a agricultura no estado, o prêmio Paraíba Forte também foi entregue em outras categorias como “Experiência de convivência com o Semiárido”, “Experiência de Produção Agroecológica” e “Agroindústria”.

“Nós da Sedap reconhecemos a necessidade de valorizar as pessoas e instituições que se dedicam ao desenvolvimento da agricultura no nosso estado”, comentou Marenilson Batista.