Fale Conosco

29 de fevereiro de 2012

Sedap e Emater realizam conferências de assistência técnica e extensão rural



Começam nesta quinta-feira (1º), em Monteiro, e terminam no dia 12, em Juru, as Conferências Territoriais de Assistência Técnica e Extensão Rural 2012, que visam escolher 150 delegados representantes dos agricultores familiares para a Conferência Estadual, que acontecerá nos dias 14 e 15 de março, em João Pessoa. No evento estadual, serão escolhidos os 20 delegados paraibanos que participarão da 1ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar, entre os dias 23 e 26 de abril, em Brasília.

A Paraíba possui cerca de 600 mil agricultores familiares, representando 83,7% de total de produtores rurais. Conforme o zoneamento dos territórios, são 144.655 propriedades de agricultores rurais no Estado. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), por intermédio da Emater Paraíba e de outros parceiros, estão mobilizando os agricultores familiares para participar das conferências nos municípios. A discussão sobre o papel da assistência técnica e o debate sobre a política nacional de assistência técnica e extensão rural são as principais motivações desses eventos.

O tema central da Conferência Estadual é “Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável do Brasil Rural”. O evento contará com a participação de representantes de órgãos públicos e da sociedade civil. Outros temas a serem abordados são: “Ater e o Desenvolvimento Rural Sustentável”; “Ater para a Diversidade da Agricultura Familiar e a Redução das Desigualdades”; “Ater e Políticas Públicas”; “Gestão, Financiamento, Demanda e Oferta dos Serviços de Ater”; e “Metodologias e Abordagens de Extensão Rural”.

As conferências são articuladas e coordenadas pela Sedap, Conselho Estadual do Desenvolvimento Rural Sustentável, Emater Paraíba e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). As conferências coincidem com a reestruturação do sistema de assistência técnica e extensão rural no país, tendo por base a Lei 12.188/ 2010, que define a Política Nacional de Assistência Técnica Rural. O Diário Oficial do Estado da última quinta-feira (23), traz a regulamentação da realização das Conferências.

Calendários das Conferências Territoriais: 

Data (março) Território Município
01 Cariri Ocidental Monteiro
02 Piemonte da Borborema Belém
05 Zona da Mata Norte Capim
05 Vale do Piancó Itaporanga
06 Médio Sertão Patos
06 Alto Sertão Cajazeiras
06 Borborema Campina Grande
06 Seridó São Vicente do Seridó
07 Zona da Mata Sul João Pessoa
07 Cariri Oriental Barra de São Miguel
07 Vale do Piranhas Aparecida
08 Vale do Paraíba Fagundes
09 Curimataú Barra de Santa Roza
09 Médio Piranhas Pombal
12 Serra do Teixeira Juru