Fale Conosco

11 de abril de 2012

Sedap e Emater preparam Jornadas de Inclusão Produtiva com agricultores familiares



As regiões administrativas de João Pessoa e Campina Grande da Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), começam nesta quinta-feira (12) a realizar suas Jornadas de Inclusão Produtiva. A finalidade é atender as demandas e as necessidades das famílias e também visualizar as ações do poder público nas esferas municipal, estadual e federal, dando ênfase aos programas sociais e políticas públicas. Outras regionais também estão definindo a programação de reuniões.

Na região de Campina Grande, a Jornada de Inclusão Produtiva começa no município de Pocinhos, nesta quinta-feira (12). Outros eventos estão marcados para acontecer na região, conforme o seguinte calendário: Queimadas, no dia 19 de abril; Barra de Santana, no dia 26; e Cabaceiras, no dia 30.

As principais ações são: crédito fundiário, Programas Empreender e Cooperar, comercialização, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e nas feiras da agricultura familiar. Também será realizada uma feira do agricultor familiar.

As palestras abordarão a realidade cada município. Em Pocinhos, por exemplo, os temas discutidos estão relacionados com a produção de palma resistente e as estratégias de convivência com a cochonilha do carmim; crédito rural e sua importância para o desenvolvimento rural sustentável; caprinocultura, avicultura alternativa e apicultura.

O coordenador do escritório regional da Emater em Campina Grande, José Sales Alves Wanderley Junior, informou que também ocorrerá a distribuição de mudas, peixes, raquetes de palma resistente à cochonilha, sementes de algodão, milho e feijão. Também deve ocorrer a liberação, contratação e orientações gerais sobre crédito.

Na região de João Pessoa, as Jornadas de Inclusão Produtiva começarão na sexta-feira (13), no município de Capim, no Litoral Norte; e prosseguem na segunda-feira (16), no Conde, no Litoral Sul. As reuniões voltarão a acontecer em Marcação, no dia 25; no dia 26 ocorrerá em Alhandra e no dia 27, em Mataraca, segundo informou a coordenadora do escritório regional de João Pessoa, Zilda Abrantes.