Fale Conosco

15 de junho de 2011

Sedap discute ações do Programa Brasil sem Miséria na Paraíba



As ações na Paraíba do Programa Brasil sem Miséria, do Governo Federal, serão discutidas nesta quinta-feira, na 3ª Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), que começa às 9h no auditório da Cinep, em Jaguaribe, João Pessoa.

O encontro terá participação do secretário nacional de Desenvolvimento Territorial, Jerônimo Rodrigues, que cumpre agenda na Paraíba até a sexta-feira (17). O secretário Marenilson Batista Silva, da Agropecuária e Pesca do Estado (Sedap), presidirá a reunião.

O programa Brasil sem Miséria foi lançado no dia 2 deste mês, pela presidente Dilma Rousseff, em Brasília, e tem o objetivo de promover a inclusão social e produtiva da população que vive em situações precárias. São consideradas em situação de extrema pobreza pessoas com renda mensal de até R$ 70.

“A Paraíba está sendo beneficiada com a implantação de mais um programa federal,  que visa elevar a renda e as condições de bem-estar da população. O Plano vai localizar as famílias extremamente pobres e incluí-las de forma integrada nos mais diversos programas, de acordo com as suas necessidades”, destacou Marenilson.

O secretário disse que o Governo da Paraíba pretende fazer a identificação de um mapa de oportunidades no Estado, promover a inclusão social e produtiva de mais de 613 mil pessoas em situação de extrema pobreza na Paraíba, identificadas em 2010 pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Segundo dados do Ipea, até dezembro de 2009, apenas 73% da população extremamente pobre no Estado tinha acesso ao Bolsa Família.

Agenda – Na agenda do secretário Nacional de Desenvolvimento Territorial, em visita à Paraíba, haverá uma audiência com o governador Ricardo Coutinho para discutir parcerias e estratégias para o fortalecimento da agricultura familiar na Paraíba. Jerônimo Rodrigues também visitará as obras da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) localizada no bairro do José Américo, na capital. A central está sendo construída pela parceira entre Prefeitura de João Pessoa e Governo Federal, e beneficiará milhares de agricultores familiares do estado.

Além dos representantes do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, participam da reunião o Comitê de Articulação Estadual (CAE), Assessores Territoriais, Fórum de Desenvolvimento Territorial,  Ong´s, entidades governamentais e agricultores familiares.