Fale Conosco

16 de março de 2012

Sedap debate políticas públicas para mulheres agricultoras



A Secretaria Estadual do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap) participou de mais um evento alusivo ao mês da mulher. A atividade foi realizada nesta sexta-feira (16), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no município de Araruna.

O objetivo foi discutir as políticas públicas existentes para as mulheres do campo e a sua efetivação, além de debater sobre o combate à violência doméstica. Estiveram presentes cerca de 200 mulheres, entre trabalhadoras rurais e lideranças sindicais da região.

O secretário Executivo da Agricultura Familiar, Alexandre Eduardo, representou o Governo do Estado no seminário que debateu o tema “Terra, Água, Agroecologia e Políticas públicas para Mulheres”. O evento foi realizado pela Sedap, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) e Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs).

Palestra - Durante as comemorações, Alexandre Eduardo proferiu palestra sobre “Terra, Água e Agroecologia”. Ele destacou a importância de se produzir alimentos orgânicos de qualidade com práticas ecológicas, livres de defensivos e fertilizantes químicos. Defendeu ainda, o acesso permanente da sociedade a alimentos de qualidade, e o reconhecimento da água como alimento essencial e patrimônio público. “Temos que combater os famosos venenos e adubos, que são altamente prejudiciais a nossa saúde e ao meio ambiente”, destacou Alexandre.

De acordo com o secretário, por determinação do governador Ricardo Coutinho, dentro deste processo de conscientização e da necessidade de se produzir alimentos saudáveis para população, o Governo está destinando programas de apoio e orientação, por meio de técnicos da Emater especializados em produção agroecológica integrada e sustentável, para atender agricultores familiares paraibanos. Ele lembrou a criação da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar pelo governador. “A intenção do Governo do Estado é fortalecer o campo político da agroecologia e a geração de renda dos trabalhadores rurais” informou.

Além da participação da Sedap no evento, também estiveram presentes a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena; a gerente operacional de Enfrentamento à Pobreza da Secretaria Estadual de Mulheres e Diversidade Humana, Maria Rosângela da Silva; o presidente  da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), Liberalino Ferreira, e dirigentes dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs).