João Pessoa
Feed de Notícias

Sedap assume compromisso de investir no Programa de Produção e Uso do Biodiesel na Paraiba

segunda-feira, 30 de novembro de 2009 - 11:35 - Fotos: 

Os secretários da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Ruy Bezerra e Ronaldo Torres, participaram semana passada dos encontros do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodíesel (PNPB).  Foram realizadas duas reuniões, sendo uma em Patos e outra em João Pessoa.

O secretário Ruy Bezerra Cavalcanti Junior fez a abertura do encontro em João Pessoa, na última sexta-feira (27), prestando conta dos programas que estão sendo desenvolvidos pela secretaria, bem como seus resultados. O secretário falou sobre suas expectativas para que o PNPB obtenha êxito no Estado.

“Não mediremos esforços para que sejam realizados convênios com as prefeituras no sentido de fomentar a produção da mamona e do girassol” informou o Secretário. Ele também anunciou que  está disposto a investir no desenvolvimento da agricultura do estado, como exemplo citou que metade dos recursos destinados a Sedap são destinados a agricultura.

Já o secretário executivo da agricultura, Ronaldo Torres, participou do encontro ocorrido na última quarta-feira (25), em Patos e anunciou que a Secretaria apoiará o Programa investindo em torno de 700 mil reais, beneficiando 125 cidades no Estado.
 
A Secretaria subsidiará o óleo das máquinas disponibilizadas pelas prefeituras, para serem utilizadas no projeto, mediante constatação do número de horas destinadas ao trabalhado do plantio para o Programa. Nas regiões que preparem o solo, mas não tenham máquinas para finalizar o processo da plantação a secretaria estudará uma forma dos equipamentos serem cedidos. Também será responsabilidade da Sedap a realização da análise do solo, a instalação de Unidades Técnicas e doação de sementes.
 
O secretário Ronaldo explicou a importância do Programa de Sementes desenvolvido na cidade de Bom Sucesso em que as sementes são produzidas com alta qualidade. O Programa foi retomado pela atual gestão, demonstrando o interesse no desenvolvimento da agricultura no Estado, sobretudo a familiar. 
 
“A distribuição das sementes se dará por meio da Emater, haja vista a presença de seus escritórios em todos os municípios da Paraíba”, destacou o Secretário. Ele se dispôs a empenhar todos os esforços para que esse consórcio com a Empresa Petrobrás seja um sucesso no Estado.

Nos encontros teve a explanação sobre o Programa, pela consultora Lúcia Bandeira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que explicou sobre suas metas e falou sobre o selo combustível social, o projeto Pólo Biodíesel considerado uma nova maneira de fazer a agricultura familiar. Paulo Roberto, da Usina de Biodíesel de Quixadá no Ceará, mostrou o sucesso da produção que em breve será utilizada comercialmente, deixando assim de ser uma Usina experimental e tornando-se uma realidade comercial. Ele incentivou os agricultores familiares presentes ao evento, a se envolverem na produção da matéria prima do combustível, que são para este programa a mamona e o girassol.

Participaram dos eventos os representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, da Petrobrás, Prefeitos, Vice-Prefeitos, Secretários de Agricultura, entidades de Classe, entre outros.

Ao final das apresentações o Secretário Ruy Bezerra Cavalcanti Júnior, o Secretário Ronaldo Tôrres, Lúcia Bandeira e Paulo Roberto participaram da rodada de discussões respondendo aos questionamentos, e constatando o interesse dos municípios em aderir ao PNPB.

A Secretaria convocou a presença de representantes de cerca de 125 cidades a comparecerem ao evento como forma de impulsionar a produção da matéria prima do Biodiesel.

Gracy Wedja, da Assessoria de Imprensa da Sedap