Fale Conosco

20 de novembro de 2015

SecultPB e Funesc realizam curso de arte circense no Espaço Cultural



A Secretaria de Cultura do Estado (SecultPB), em parceria com a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), realizam o curso gratuito de artes circenses a partir de segunda-feira (23) até o dia 27 de novembro. Com carga horária de 27h/aula, a oficina acontecerá nos turnos da manhã (9h-12h) e tarde (14h-17h), exceto na segunda, quando a aula iniciará no período da tarde. As aulas vão ser ministradas pelos educadores circenses Josemberg Pereira (Solo), Simone Alves (Aéreo) e Dadá Venceslau (Palhaço).

A ação faz parte do projeto permanente ‘Circo no Espaço’, que consiste na ocupação do Espaço Cultural José Lins do Rego com atividades circenses regularmente. Esta é a primeira de uma série de ações que contempla a ‘Edição Residência’ para artistas de outras localidades fora da capital. As aulas serão destinadas a jovens e adultos vindos das regiões do Sertão, Agreste e Borborema. A oferta é de 15 vagas, sendo cinco para cada região.

Segundo Vilma Cazé, gerente operacional de teatro e circo, o objetivo da proposta é contribuir para a democratização do acesso à prática e teoria da arte circense por parte dos artistas de outras regiões da Paraíba localizadas longe da capital. “Desta forma acreditamos que a iniciativa proposta irá contribuir para a interiorização da política cultural e multiplicação de artistas circenses no Estado”, ressaltou.

O curso será dividido em diversos módulos como Aéreo, Solo e Palhaço. Como contrapartida, os artistas retornam para suas respectivas regiões com o compromisso de repassar para seus coletivos artísticos e/ou para o público em geral a experiência obtida junto ao projeto circo no espaço.