João Pessoa
Feed de Notícias

Secult vai manter apresentações culturais nos municípios

sexta-feira, 8 de julho de 2011 - 11:10 - Fotos:  Antonio David/Secom-PB

Um público de pelo menos 10 mil pessoas viu os shows apresentados por 29 grupos de cultura popular durante o projeto “Fogueiras da Cultura”, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) durante o período de festas juninas.

A caravana percorreu cidades de 12 regiões do Estado com um caminhão-palco onde se apresentaram cantores, emboladores, cirandeiras, coco de roda e rabequeiros. Relatos dos articuladores regionais do projeto testemunham o sucesso da ação, o que motivou a decisão da Secult de manter o caminhão-palco em circulação pelo interior do Estado.

De acordo com avaliação da Secult, embora executado num curto espaço de tempo, o projeto atingiu os objetivos de preservar a memória da arte popular da Paraíba, interiorizar as ações culturais e contribuir na solidificação da identidade do povo paraibano. A secretaria pretende manter o projeto itinerante após o período junino, dessa vez apresentando outras linguagens artísticas e visitando outros municípios.

A equipe da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) se reuniu na última quarta-feira (6) para avaliar as ações realizadas durante o primeiro semestre. O objetivo da reunião foi detectar os erros e acertos das ações desenvolvidas e aprimorar o planejamento dos projetos que serão inclusos no Plano Plurianual da secretaria.

Além das atividades pontuais como o projeto de revitalização do Cine São José, em Campina Grande, o curso de Gestão e Políticas Culturais, em João Pessoa, e a readequação da ocupação do Teatro Íracles Pires, em Cajazeiras, a reunião se concentrou na avaliação do seminário sobre o Sistema Nacional de Cultura e o projeto itinerante Fogueiras da Cultura.

O seminário ‘Paraíba e Políticas Públicas de Cultura para o Desenvolvimento Sustentável’, que percorreu todo o Estado entre maio e junho, teve avaliação positiva. A ação apresentou aos gestores locais a metodologia de ingresso dos municípios no Sistema Nacional de Cultura. De acordo com o Ministério da Cultura (Minc), a Paraíba foi o primeiro Estado a visitar todas as regiões numa caravana específica de apresentação do sistema.