Fale Conosco

16 de setembro de 2015

Secult realiza I Encontro Nacional de Conselhos de Cultura em Campina Grande



A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Conselho Estadual de Políticas Culturais (Consecult) realizam, entre os dias 21 a 23 de setembro, o I Encontro Nacional de Conselhos de Cultura, em Campina Grande. Em comemoração aos 50 anos do Conselho de Cultura da Paraíba, o evento visa alinhar três agendas que pautam a democratização da gestão de cultura, através de conselhos participativos e empoderamento social.

O evento é aberto à cadeia produtiva da cultura – conselheiros, gestores, e agentes culturais, com o intuito de debater a gestão cultural através de participação social em conselhos organizados. Conta ainda com a representação de todas as capitais dos nove estados do Nordeste. Entre as principais propostas a serem apresentadas na plenária final está a consolidação do Sistema Nacional de Cultura, o fortalecimento dos Conselhos de Cultura e a mobilização de um fórum permanente de diálogo com os conselhos dos municípios paraibanos.

Para o primeiro dia de evento, será realizado o credenciamento com os conselheiros e agentes de cultura. Em seguida, será composta a mesa de abertura com representações estaduais, de municípios inscritos e membros de conselhos residentes na região Nordeste. Após breve explanação da metodologia de organização em conselhos participativos, acontecerá a reunião do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura com a presença do Márcio Caires, ex-presidente do Conselho Nacional de Política Cultural.

A proposta é elencar as demandas com os Conselhos Estaduais de Cultura do Nordeste a serem levadas para a plenária nacional, em outubro, na cidade de Canela, no Rio Grande do Sul. Já no segundo dia, acontece o encontro dos Conselhos Municipais da Paraíba, na intenção de mapear os conselhos e assim gerar uma rede de diálogos com os conselhos dos municípios paraibanos.

No terceiro e último dia do evento, haverá, em parceria com a Secretaria de Articulação Institucional (SAI), as etapas do processo eleitoral que resultará na renovação dos representantes da sociedade organizada nos colegiados setoriais do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), para o período de 2015 a 2017. O CNPC é o órgão colegiado integrante do Ministério da Cultura (MinC) e tem como finalidade formular as políticas públicas para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais no território nacional.

O secretário de Cultura do Estado da Paraíba, Lau Siqueira, enfatizou a importância de fomentar ações no interior e assim debater sobre o setor com os atores sociais dessas regiões.  “O evento acontecerá na cidade de Campina Grande coma proposta de descentralizar a política cultural do estado mobilizando o movimento social do interior para se empoderarem da política cultural enquanto modelo de organização de seus respectivos conselhos”, argumentou.

Quem é – Márcio Caires Chaves é coordenador de projetos e políticas na área de cultura e educação. É bacharel em Administração, fundador do Grãos de Luz e Griô em 1998, no qual coordenou mais de 20 projetos de educação e cultura administrando mais de R$ 10 milhões em recursos nesta área em parceria com entidades estaduais, nacionais e internacionais, empresariais e públicas.

Em 2003, o Projeto Grãos de Luz e Griô foi o primeiro lugar no Prêmio Itaú/Unicef entre 1.874 projetos em todo o Brasil e em 2007 foi o primeiro lugar no Prêmio Democratização Cultural promovido pelo Instituto Votorantim entre mais de 800 projetos no Brasil, e destaque no Prêmio Cultura Viva pelo Ministério da Cultura. Criou e coordena em parceria com o Ministério da Cultura a Ação Griô Nacional, que envolve em torno de 600 instituições de educação e cultura e mais de 700 griôs e mestres de tradição oral no Brasil. 

Serviço:

Dia 21/09/2015 – Mobilização para Criação do Fórum dos Conselhos Municipais de Cultura da Paraíba;

8h – Credenciamento de Conselheiros

9h – Mesa de abertura do I Encontro Nacional de Conselhos de Cultura na Paraíba

10h – Reunião aberta do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Cultura – Conecta. Etapa Nordeste

12h – Intervalo

14h – Reunião aberta do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Cultura – Conecta. Etapa Nordeste

17h – Intervalo

20h – Programação Artística.

Dia 22/09/2015 – Reunião do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Cultura (Conecta) – Região Nordeste;

8h – Credenciamento de Conselheiros

9h – Abertura do I Encontro de Conselhos Municipais de Cultura da Paraíba – Rodada de apresentações e trocas de experiências.

12h – Intervalo.

14h – Assembleia pela criação da Rede de Conselhos de Cultura da Paraíba.

17h – Intervalo

19h – Programação Cultural

Dia 23/09/2015 – Plenária da Eleição do Conselho Nacional de Política Cultural.

9h – Período de inscrições de eleitores e candidatos para o Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC

14h – Palestra: “Participação Social na Gestão Cultural”

18h – Finalização da agenda e atendimento aos participantes.

20h – Programação Artística.