Fale Conosco

13 de novembro de 2012

Secult realiza capacitação de gestores para o Sistema Nacional de Cultura



A Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), em parceria com a Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC), realiza, até quarta-feira (14), uma oficina com a participação dos articulares regionais, conselheiros de cultura e membros da gestão cultural do Estado. O objetivo é capacitar representantes de 12 regiões do Estado para que possam atuar como multiplicadores na promoção e no desenvolvimento do Sistema Nacional de Cultura na Paraíba (SNC), suas diretrizes e normas.

A oficina teve início na segunda-feira (12), com a participação de autoridades do Estado, da capital e do Governo Federal. Estiveram presentes ao evento o secretário de Estado da Cultura, Chico César; o diretor do Sistema Nacional de Cultura da SAI/MinC, Bernardo Machado; o representante da Regional Nordeste/MinC, Fabio Lima; a coordenadora Estadual do Plano de Cultura, Alice Monteiro; o representante do Fórum dos Pontos de Cultura da Paraíba, Buda Lira; e Lu Maia, representando o Conselho de Cultura.

O diretor Bernardo Machado abriu os trabalhos com a palestra “Sistema Nacional de Cultura: bases conceituais, jurídicas e institucionais”. A oficina segue hoje, ministrada por servidores da SAI, que vão abordar o Acordo de Cooperação Federativa e Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura – Plano de Trabalho. Haverá também palestra sobre Instâncias de Pactuação e Deliberação, Mecanismos de Financiamento do Sistema Nacional de Cultura – Fundos de Cultura. Em seguida, esclarecimentos sobre o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) e sobre a elaboração dos planos Estadual e Municipal de Cultura.

No dia 14, último dia da oficina, será apresentado um diagnóstico situacional do SNC na Paraíba pelos consultores do Ministério da Cultura, Pedro Daniel e Alice Monteiro, responsáveis pela elaboração do Plano.