Fale Conosco

29 de janeiro de 2013

Secult e Minc promovem oficina de orientação aos editais para criadores e produtores negros



A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) promove nesta quarta-feira (30), em João Pessoa, uma oficina destinada àqueles que desejam participar dos editais voltados a criadores e produtores negros, realizados em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e suas instituições vinculadas.

A oficina disponibiliza 60 vagas e será realizada a partir das 9h, no auditório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba, (Iphaep), na Avenida João Machado, 320, Centro de João Pessoa, com acesso gratuito. Os ministrantes são o assessor do Ministério da Cultura no Nordeste, Roberto Azoubel, que vai falar a respeito dos editais que estão abertos no MinC, e o representante da Funarte Nordeste, Reinaldo Freire, que vai orientar como preencher o formulário de inscrição.

A gerente operacional de cultura popular da Secult, Maria Marques Maciel, explica que a oficina é uma oportunidade para se adquirir informações e fomentar a troca de ideias e parcerias.

No país, ao todo, os editais terão à disposição R$ 9 milhões, distribuídos entre os segmentos de audiovisual, artes, literatura e pesquisa acadêmica. Podem participar brasileiros que se auto declarem negros, com mais de 18 anos, que atuem nas áreas de artes visuais, circo, música, cinema,  literatura, pesquisa de bibliotecas, dança e teatro.

Os editais, cujas inscrições seguem até 25 de março,  são de responsabilidade da Secretaria do Audiovisual (SAV) e de duas instituições vinculadas ao MinC: Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e Fundação Nacional de Artes (Funarte),  em parceria com a Fundação Cultural Palmares (FCP) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), da Presidência da República.

O objetivo desta seleção é proporcionar aos produtores e artistas negros oportunidade de acesso a condições e meios de produção artística, de acordo com o Plano Nacional de Cultura (Lei 12.343/2010) e pelo Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010).

A Secult também vai promover no Sertão, em data ainda não definida, oficina sobre o edital de Culturas Populares, com o Prêmio Mazzaropi. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 3218.4167/4169.