Fale Conosco

27 de julho de 2015

Secult e Funesc participam de reunião preparatória para I Encontro Nordestino de Produção Cultural Independente



A Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Fundação Espaço Cultural (Funesc), participou nesta segunda-feira (27), em Salvador, de uma reunião preparatória para o I Encontro Nordestino de Produção Cultural Independente que acontecerá em novembro em João Pessoa. Os encontros preparatórios, que já aconteceram em seis cidades do Nordeste, servirão de base para sensibilização da pauta com os gestores de cultura dessas regiões. Ainda participaram da reunião representantes da Secretaria de Cultura da Bahia e Fundação Gregório de Matos.

O encontro acontecerá na cidade João Pessoa em novembro e visa elencar propostas de políticas públicas para intercâmbio cultural de produções do Nordeste que vão ocorrer a partir de 2016, criando uma agenda de circulação de artistas e grupos através de um intercâmbio cultural na região, com pelo menos nove apresentações, entre maio e outubro do próximo ano, em um total de 81 atrações.

A próxima reunião deve acontecer em Olinda, Pernambuco, no dia 21 de agosto, depois seguindo para Teresina, nos dias 11 e 12 de setembro. “Precisamos articular o Nordeste em torno de um projeto sustentável que abrigará a agenda circulação de grupos culturais para 2016. Até outubro, vamos articular ações estaduais entre secretários de cultura, que por sua vez mobilizarão seus artistas locais. O Encontro Nordestino de Produção Cultural Independente e o Intercâmbio Cultural Nordeste-2016 é só o início”, concluiu Milton Dornellas, gerente-executivo de Promoção Cultural da Secult.