João Pessoa
Feed de Notícias

Secretários querem incluir projetos do Estado em parcerias com BNB

terça-feira, 22 de dezembro de 2009 - 19:58 - Fotos: 

A possibilidade de apoio a projetos de interesse do Governo do Estado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB) foi debatida nesta terça-feira (22), pelo secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico (STDE), Edivaldo Nóbrega, com o coordenador do Projeto de Parcerias Público-Privadas (PPP) daquela instituição financeira oficial, Ocione Marques Mendonça, na sede da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), no Bairro de Jaguaribe, em João Pessoa.

Na oportunidade, o coordenador apresentou as ações que o BNB implementa e informou que o modelo mais avançado e utilizado como base foi o do Reino Unido, onde 80% dos projetos já foram cumpridos e as contratações convencionais também obedecem aos prazos estabelecidos.
A partir dessa reunião, as diversas secretarias estaduais envolvidas que já contam com um grupo técnico de apoio de assessoramento devem se reunir para traçar os projetos prioritários a serem incluídos no PPP.

Ocione Marques já encaminhou ao secretário Edivaldo Nóbrega minuta de convênio de cooperação técnica para modelagem de PPP’s. Dentre os diversos campos de atuação, os secretários estudam a possibilidade de adequar projetos já elaborados pelo Governo do Estado para áreas de Educação, Infraestrutura, Turismo, Saúde, Desenvolvimento, Segurança, Transportes dentre outras.

O que é – Historicamente, as Parcerias Público-Privadas já existem há muito tempo, mas chegam agora ao Brasil para solucionar de uma forma clara e socialmente eficaz a relação investimento privado e infraestrutura pública em áreas de altíssima relevância social. Como a própria sigla diz, trata-se de “uma parceria entre a administração pública e a iniciativa privada, com o objetivo de fornecer serviços de qualidade à população por um largo período de tempo”.

Participaram da reunião, presidida por Edivaldo Nóbrega, os secretários de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca, Ruy Bezerra Cavalcanti; Ademir Alves de Melo, da Secretaria Extraordinária de Assuntos Estratégicos do Governo; a executiva da Educação, Emília Lins; os superintendente da Cinep, João Laércio; da Suplan, Gilson Frade; do Banco do Nordeste do Brasil na Paraíba, Francisco Carlos Cavalcanti, além dos representantes do BNB, Ocione Marques, João da Cunha Silva e Alexandre Borges Cabral.

Ana Neves, da Assessoria de Imprensa do Turismo e Desenvolvimento Econômico