João Pessoa
Feed de Notícias

Secretários formam comissão para acompanhar regulação de procedimentos em Patos

quarta-feira, 15 de março de 2017 - 08:59 - Fotos: 

Gestores de saúde de 24 municípios paraibanos participaram, nessa terça-feira (14), no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos, da reunião da Comissão Intergestores Regional. Dois assuntos dominaram os debates: a regulação de procedimentos que têm Patos como referência e a descentralização do SAMU.

Patos é referência para os municípios da região em diversos serviços, recebe os recursos do SUS para oferecer consultas e exames. “Foi formada uma comissão para conhecer a realidade, exames que estão e os que não estão sendo feitos. Os integrantes terão o papel de acompanhar os procedimentos da central de marcação de Patos”, comentou José Leudo de farias, gerente da 6ª Regional de Saúde.

As reuniões da CIR visam lutar para que o usuário do SUS recebam o melhor atendimento possível e vários exames não estão sendo ofertados por Patos, como foi pactuado, a exemplo de Raio X. Com relação à descentralização do Samu, existem quatro bases do serviço (Passagem, São José de Espinharas, Teixeira e Condado), com os municípios ainda dependentes de Patos.

“Cada município que possui base do Samu presta atendimento a outras quatro cidades. A proposta orçamentária para que o SAMU seja descentralizado de Patos será discutida e encaminhada ao Ministério da Saúde, a quem cabe regularizar os recursos”, comentou Rosângela Ferreira, presidente da CIR.