João Pessoa
Feed de Notícias

Secretários destacam importância do Pacto na Saúde e na Educação

segunda-feira, 15 de agosto de 2011 - 17:14 - Fotos: 

Solenidade do Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba. Foto: Walter Rafael/Secom-PB

O secretário de Desenvolvimento e Articulação Municipal, Manoel Ludgério, em seu pronunciamento na solenidade de apresentação do Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba, na manhã desta segunda-feira (15) no Cine Bangüê do Espaço Cultural, ressaltou o diálogo do Governo do Estado com os prefeitos e com os secretários municipais de Educação e de Saúde. As reuniões de trabalho aconteceram em um período de cinco dias, quando foram observados os indicadores sociais de cada região dos 180 municípios. O diálogo focou a contrapartida solidária de cada município.

“Todos nós, a partir desse Pacto, passamos a ter um olhar mais zeloso, mais cuidadoso com os indicadores sociais do nosso Estado”, disse o secretário, acrescentando que trata-se de um programa extraordinário. “O governo passa a investir nesse estilo novo de fazer política, de democratizar o acesso dos municípios aos recursos do Estado sem pedir filiação partidária de nenhum gestor”.

O secretário da Educação, Afonso Celso Scocuglia, destacou que o Pacto representa um grande avanço nas áreas da saúde e da educação. “Nos 180 municípios haverá uma junção dos governos federal, estadual e municipal. Nas duas áreas haverá um monitoramento, um acompanhamento dos recursos disponibilizados para verificar a efetiva aplicação do dinheiro”.

O secretário da Saúde, Waldson Sousa, ressaltou que o objetivo do Pacto é fortalecer a Rede Hospitalar nos municípios, além da rede especializada de saúde. “Esse é um dos anúncios mais importantes que o governador Ricardo Coutinho está fazendo, porque é um investimento que organiza as redes de saúde e de educação do Estado com critério amplamente técnico e definido como inovador”, avaliou o gestor da Saúde no Estado.

UEPB integrada no pacto – A reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Marlene Alves, presente ao evento, revelou que a universidade é parceira no Pacto. “As atividades da UEPB nesses 45 anos de existência estão intimamente ligadas com o desenvolvimento social da Paraíba, formando pessoas, produzindo conhecimento, trabalhando firmemente com a sociedade paraibana”, revelou a reitora, informando que, a partir deste ano, cada aluno concluinte dos cursos de Licenciatura alfabetizará paraibanos dentro do projeto de Letramento, além de cursos profissionalizantes nas áreas urbana e rural.