Fale Conosco

13 de junho de 2018

Secretários de saúde da regional Patos discutem ações nos municípios do Sertão



O auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos, sediou nessa terça-feira (12) mais uma reunião da  Comissão Intergestores Regional do Sertão, que contou com a presença de aproximadamente 20 dos 24 gestores de saúde. Diversos assuntos importantes estivem na pauta, entre eles a nova edição da Caravana do Coração, que acontecerá em Patos no próximo mês, e que tem como objetivo  diagnosticar  e viabilizar o tratamento de crianças carentes e que são portadoras de doenças cardíacas.

Outra atividade que beneficiará a população carente, também em julho, será o mutirão de cataratas, que com 500 procedimentos para reduzir, segundo estimativas do presidente da CIRs, José Ruclenato, em 50% a demanda por esse serviço na região. A cirurgia representa bastante para as pessoas, na sua maioria idosos, que sofrem da doença.

Outros assuntos que fazem parte da rotina dos municípios foram analisados pelos secretários municipais, entre eles a Programação Regional Integrada, cirurgias eletivas, processo de ampliação de uma unidade básica de saúde de Matureia, educação popular, encontro estadual das CIR (sugestão da Gerência Patos), financiamento da saúde, onde cada município receberá relatórios, via e-mail, dos recursos a eles destinados.