João Pessoa
Feed de Notícias

Secretários de Estado da Paraíba se reúnem com empresários portugueses

terça-feira, 24 de novembro de 2015 - 18:24 - Fotos: 

A delegação do Governo da Paraíba, liderada pelo secretário de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo Lins Filho; secretário executivo do Desenvolvimento Econômico, Wilbur Jacome; e secretário da Receita, Marialvo Santos, reuniu-se com dois importantes grupos hoteleiros, na manhã desta terça-feira (24), em Lisboa, Portugal. Estiveram presentes representantes dos Grupos Dom Pedro Hotéis e Vila Galé Hotéis, além do presidente e vice da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, Francisco Murteira Nabo e Jose Magro, respectivamente, e o administrador geral do Banco do Brasil em Portugal Humberto Freire.

Segundo os organizadores do evento, o Investe Nordeste é um expo-fórum internacional totalmente dedicado a explorar as grandes oportunidades de investimentos, parcerias comerciais e trocas de tecnologias na região do Nordeste do Brasil. O principal objetivo maior do Fórum é ajudar a criar uma atmosfera favorável à interação entre investidores internacionais, altos executivos e entidades governamentais brasileiras.

Na ocasião, João Azevedo apresentou as potencialidades da Paraíba como destino turístico, valorizando o momento econômico diferenciado que o Estado vive. “Estamos realizando cerca de R$ 6 bilhões em investimentos públicos. Temos agora um Centro de Convenções que é referência para grandes eventos no Brasil e temos potencial para atrair eventos internacionais”, informou aos empresários. E enfatizou ainda o índice médio de ocupação da rede hoteleira de João Pessoa, que chega a 77%. “Não temos baixa estação. E temos uma demanda emergente para hotéis cinco estrelas”, disse.

O presidente do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, comentou sobre o interesse em aumentar os investimentos no Brasil e ampliar a sua rede, que já conta com sete hotéis em operação no país. Apesar de ter unidades no Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia, ele não conhecia o novo equipamento de apoio turístico na Paraíba. “Gostaria de conhecer o Centro de Convenções na minha próxima viagem ao Nordeste”, revelou.

Já Paulo Mesquita, gerente geral do Dom Pedro Hotéis, avaliou que é necessário valorizar a relação entre Brasil e Portugal e fortalecer essa ponte área entre os dois países. “Em 2014, cerca de 600 mil brasileiros passaram por Lisboa, número três vezes maior que 2011″, disse o executivo.

Os vôos diretos que ainda se concentram entre Natal e Recife podem ser entendidos como um veículo para fomentar o turismo também em João Pessoa.

O encontro foi promovido pelo Banco do Brasil em Portugal, apoiado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira e aconteceu nas instalações do Hotel Dom Pedro, em Lisboa.

Terminal de carga – A delegação do Governo da Paraíba também se reuniu com o managing director da Liscont – Terminal de Contentores de Lisboa, Morais Rocha, importante grupo operador de dois terminais de carga em Portugal.

Na oportunidade, os secretários paraibanos conheceram de perto as instalações dos terminais, o modo de operação e a dinâmica de um terminal que maneja cerca de 780.000 conteiners e com projeto de ampliação para 1.150.000 unidades/ano.

A operadora é a Tertir – Terminais Portuários, pertencente ao Grupo MotaEngil Logística, que juntamente com Marlog Transportes, apresentou proposta à Secretaria Especial dos Portos para ampliação do Porto de Cabedelo, onde serão aportados R$ 400 milhões.

Investe Nordeste – Nesta quarta (25) e quinta-feira (26), o secretário João Avezedo vai apresentar as potencialidades industriais e turísticas da Paraíba no Expo-Fórum de Investimentos e Negócios (Investe Nordeste 2015), evento que reunirá autoridades e empresários internacionais de vários segmentos, na cidade de Santo Tirso, em Portugal.

Em sua apresentação, o secretário João Azevedo vai mostrar aos empresários internacionais os dados que levam a Paraíba hoje ser um Estado atrativo para investidores, bem como fará relato sobre um conjunto de investimentos do Governo do Estado em busca do desenvolvimento, principalmente em setores como da infraestrutura.

Segundo os organizadores do evento, o Investe Nordeste é um expo-fórum internacional totalmente dedicado a explorar as grandes oportunidades de investimentos, parcerias comerciais e trocas de tecnologias na região do Nordeste do Brasil. O principal objetivo maior do Fórum é ajudar a criar uma atmosfera favorável à interação entre investidores internacionais, altos executivos e entidades governamentais brasileiras.

Com a participação no Investe Nordeste,  a Paraíba, que recentemente sediou o Fórum de Governança da Internet, um evento da Organização das Nações Unidas, vai expandindo sua relação com o mundo.