João Pessoa
Feed de Notícias

Secretários de assistência discutem política social durante Fórum no Hotel Ouro Branco

terça-feira, 18 de junho de 2013 - 15:33 - Fotos: 

Os secretários de assistência social e representantes de 223 municípios paraibanos participam até esta quarta-feira (19), no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa, do I Fórum Paraibano de Gestores de Assistência Social. O evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), faz uma apresentação sobre a política de assistência social.

A secretária da Sedh, Aparecida Ramos de Meneses, destacou que o gestor precisa conhecer o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a Política da Assistência para poder aplicar e executar bem o papel social nos municípios.“O gestor tem que entender a Política de Assistência Social que vem tendo avanços no Brasil. Só desta forma, poderemos efetivar esta Política e com isso teremos uma sociedade mais igualitária”, destacou.

Para o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Leonardo Pessoa, o evento contribui para o fortalecimento da política na Paraíba.“Neste Fórum estamos agregando conhecimentos junto aos novos gestores municipais. É um momento em que teremos a explicação sobre algumas mudanças em programas como o Peti”, disse.

Enfrentamento a violência infantil – Na ocasião, o material da Campanha de Proteção Integral a Criança e Adolescente “Não finja que não viu” foi distribuído pela equipe da Sedh entre os gestores municipais como forma de informar sobre as ações que o Governo do Estado realiza para o enfrentamento a violência infantil na Paraíba.

A campanha foi lançada em maio e terá permanência durante todo o ano com palestras, mobilizações, audiências públicas, entre outras.  

Fórum – O Fórum teve início na manhã desta terça-feira (18) com a apresentação do Plano Estadual de Assistência Social realizada pela gerente executiva de assistência social, Ana Cândida da Sedh. Em seguida houve explanação sobre o Capacita Suas com as professoras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Socorro Vieira e Marinalva Conserva, coordenadoras do Capacita Suas.

Na parte da tarde, entre os palestrantes a coordenadora Geral de Execução Orçamentária e Financeira do Fundo Nacional de Assistência Social, Dulcelena Alves Vaz Martins, falou sobre orçamento e Fundo Municipal de Assistência Social.

Para a secretária do município de Sobrado, Ana Carolina Melo, o evento vai tirar muitas dúvidas. “Estou achando o Fórum organizado e produtivo. Estou ansiosa para assistir a palestra sobre o novo modelo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Em relação à Campanha, acredito que o alerta tem que ser feito sempre. Também realizamos uma mobilização em Sobrado contra a violência sexual infantil”, frisou.

Na quarta-feira (19), a partir das 8h30, tem palestra com a diretora da Proteção Social Básica da Secretaria Nacional de Assistência Social, Léa Lúcia Cecílio Braga. No período da tarde, haverá palestra com a técnica do Serviço Social do INSS/Seção Saúde do Trabalhador, Raquel Ferreira Crespo Alvarenga.

Desta forma, o evento está discutindo orçamento público, programa Capacita Suas, reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, Cadastro Único e Previdência Social.