João Pessoa
Feed de Notícias

Secretários da Agricultura se reúnem em João Pessoa e apresentam propostas para o setor

segunda-feira, 14 de novembro de 2016 - 11:54 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira

Com o objetivo de discutir e propor medidas para diminuir a burocracia no setor agropecuário, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca (Sedap) e o Conselho de Secretários da Agricultura (Conseagri) realizaram na sexta-feira (11), em João Pessoa, o 1º Fórum de Secretários de Estado da Agricultura. O evento resultou em um documento com várias propostas, que serão apresentadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ao Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Participaram do evento o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba, Rômulo Montenegro, o presidente do Conselho de Secretários da Agricultura (Conseagri), João Cruz, e demais secretários de agricultura do Nordeste. Outros pontos discutidos foram: elevação do Teto Financeiro do Programa de Aquisição de Alimento (PAA/ leite), atraso de pagamento pelo Governo Federal para a cadeia produtiva, reordenamento de preço e assento no Comitê Gestor.

Rômulo Montenegro destacou a importância da realização do evento. “Com a desburocratização, podemos dar condições ao agricultor de produzir. Por exemplo, hoje temos produtos que não entram no mercado aberto justamente por conta da burocracia. Além disso, vamos aderir ao Plano Agro+ para o produtor melhorar sua renda. Foi um evento muito produtivo para reivindicar ações concretas, além de mostrar a importância que tem o setor agropecuário na economia brasileira”, afirmou.

O Secretário de Alagoas, Álvaro Vasconcelos, ressaltou que o pagamento justo e sem atrasos pelo que é produzido é um estímulo para o setor.  “O realinhamento de preço deve ser revisto pelo Governo Federal. Além disso, é preciso que o produtor receba com preço justo e sem atrasos o pagamento”, declarou.

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional do (MDAS), Caio Rocha, disse que os produtores irão contar com o apoio da pasta. “Vamos rever muitas propostas apresentadas. Temos um documento com as propostas da categoria, demandas reais, e vamos fazer a nossa parte que estas reivindicações se concretizem o mais próximo possível”, afirmou.

O 1º Fórum de Secretários de Estado da Agricultura contou ainda com palestras sobre o fortalecimento da cadeia pecuária leiteira e também sobre o Financiamento do Nordeste, que destacou a distribuição dos recursos e apoio às cadeias produtivas em consonância com planejamentos e os arranjos produtivos. Durante o evento, foram apresentadas palestras sobre o fortalecimento da cadeia da pecuária leiteira e também sobre o financiamento do Nordeste (FNE), que abordou a distribuição dos recursos e apoio às cadeias produtivas em consonância com planejamentos estaduais e os arranjos produtivos. Ocorreu, ainda, a assinatura do termo de cooperação entre a Sedap e a Embrapa, que trata do fortalecimento e ampliação de áreas estratégicas no Estado.

O Fórum –Em sua primeira edição, o Fórum foi proposto pelo secretário Rômulo Montenegro durante uma reunião com o Mapa) e o MDSA, que aconteceu em Brasília no dia 26 de outubro. O evento teve a realização do Conseagri em parceria com a Sedap.