João Pessoa
Feed de Notícias

Secretário visita escolas e abre ano letivo na rede estadual de ensino

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 - 18:18 - Fotos: 

O secretário de Estado da Educação e Cultura (SEEC), Francisco de Sales Gaudêncio, abriu oficialmente nesta quarta-feira (3) o ano letivo 2010 nas escolas públicas da Paraíba. Ele saudou os alunos do Lyceu Paraibano, às 07h30, e seguiu às 9h para o Centro de Ensino da Polícia Militar, em Mangabeira. Na ocasião, ele anunciou que este ano 19 escolas estaduais distribuídas nas 12 regiões de ensino devem implementar novas práticas pedagógicas dentro do programa do Ensino Médio Inovador.

Para iniciar o programa na Paraíba, a Secretaria da Educação enviou um grupo de 70 professores ao Rio de Janeiro no final do ano passado, quando o Ministério da Educação (Mec) ofereceu curso de capacitação. Esses professores estão aptos a repassar os conhecimentos para outro grupo de docentes e dar início ao programa em sala de aula.

Objetivos – A intenção é estimular as redes estaduais de educação a pensar novas soluções que diversifiquem os currículos com atividades integradoras, a partir dos eixos trabalho, ciência, tecnologia e cultura, para melhorar a qualidade da educação oferecida nessa fase de ensino.

Uma das propostas do Programa Inovador é oferecer ao aluno a possibilidade de destinar 20% de sua carga horária para ser preenchida com atividades extra classe, como oficinas de música, informática ou atividades esportivas. “A idéia é associar teoria e prática, com grande ênfase a atividades práticas e experimentais, como aulas práticas, laboratórios e oficinas, em todos os campos do saber; valorizar a leitura em todas as áreas do conhecimento; e garantir formação cultural ao aluno”, destacou o secretário.

Condições de funcionamento – Além disso, Sales Gaudêncio disse aos alunos do Lyceu Paraibano e do Centro de Ensino da Polícia Militar que o governador José Maranhão recomendou o suprimento de todas as necessidades da rede estadual de ensino. “Por isso, estamos garantindo todas as condições para o bom funcionamento das escolas, como a aquisição de fardamento e material didático”, ressaltou.

Outra novidade anunciada pelo secretário foi a implementação de um curso pré-vestibular na rede estadual, garantindo que o Governo do Estado assumiu um compromisso com a escola, com os alunos e com a Educação.

“Este ano não vamos ter os transtornos que tivemos no ano passado. Naquela ocasião tínhamos acabado de assumir o Governo e as aulas foram iniciadas logo em seguida. Agora, já fizemos um levantamento das nossas necessidades e iniciamos a recuperação de várias escolas nas 12 regiões de ensino espalhadas pelo Estado”, concluiu.

Augusto Magalhães, da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, com fotos de Walter Rafael, da Secom