Fale Conosco

8 de fevereiro de 2012

Secretário reúne cúpula da segurança em CG e discute ações de combate ao crime na PB



O secretário Cláudio Lima reuniu nesta quarta-feira (8), em Campina Grande, a cúpula da segurança pública do Estado para mais um encontro semanal de monitoramento e planejamento operacional. A reunião de trabalho aconteceu na sede da Central de Polícia da cidade e contou com a presença de comandantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, delegados regionais e diretores do Instituto de Polícia Científica (IPC) da Paraíba.

Durante o encontro foram definidas estratégias operacionais para o enfrentamento aos crimes violentos letais intencionais (CVLI) e os crimes violentos patrimoniais (CVP) na região de Campina Grande. O secretário Cláudio Lima cobrou dos gestores o cumprimento do Plano Operacional 2012, visando atingir as metas estabelecidas pela gestão.

Avanços – De acordo com o secretário, Campina Grande já pode comemorar avanços. Em 2011, foi registrada uma redução de 12% no número de homicídios, em relação a 2010. “Tivemos um resultado excelente com uma redução significativa e precisamos continuar avançando, por isso, estamos investindo numa repressão cada vez mais qualificada e na integração das polícias”, afirmou.

O secretário destacou, ainda, o projeto de compatibilização de áreas, considerado um marco para a atual gestão.  O projeto prevê a criação de 19 Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP), distribuídas em três Regiões Integradas de Segurança Pública (REISP), e visa tornar compatíveis as áreas de atuação das polícias Civil e Militar.

“Este será um divisor de águas para o processo de gestão da segurança pública. O projeto atribui responsabilidades territoriais das polícias, com foco no resultado, que é a redução dos homicídios”, explicou Cláudio Lima. O I Distrito Integrado de Segurança Pública, inaugurado em Manaíra, na última quinta-feira (2), marcou o início do novo modelo de gestão integrada.

O projeto de Compatibilização de Áreas já foi apresentado ao governador do Estado Ricardo Coutinho e deverá ser encaminhado à Assembleia Legislativa nos próximos dias.