João Pessoa
Feed de Notícias

Secretário representa Consed na Olimpíada da Língua Portuguesa

quarta-feira, 3 de março de 2010 - 09:03 - Fotos: 

O secretário de Estado da Educação e Cultura (SEEC), Francisco de Sales Gaudêncio, participou nesta terça-feira (2), no Rio de Janeiro, do lançamento nacional da edição 2010 da Olimpíada da Língua Portuguesa. Ele foi convidado como representante do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed). 

Com o tema ‘O lugar onde vivo’, a Olimpíada da Língua Portuguesa ‘Escrevendo o Futuro’ é um convite a descobrir o poder transformador da palavra. O evento foi realizado na Academia Brasileira de Letras e contou com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad; do vice-presidente da Fundação Itaú Social, Antonio Mathias; do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Carlos Eduardo Sancher; do secretário geral da Fundação Roberto, Marinho Hugo Barreto, entre outras autoridades.

A Olimpíada da Língua Portuguesa, que é promovida pelo Ministério da Educação e Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cempec, desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de incentivar a leitura e a produção de textos de alunos das escolas públicas de todo o país.

Para o secretário a olimpíada merece destaque no contexto da Educação brasileira, pois representa uma oportunidade a mais de formação dos docentes, além de um marco no fomento à leitura e troca de experiências. “O Consed apóia pelo diferencial do compromisso com a formação dos professores, aprimorando a sua prática no ensino da leitura e da escrita”, destacou Sales Gaudêncio.

Ele ressaltou que a ajuda do Consed se dá no apoio e na articulação, junto às secretarias, a iniciativas que auxiliem a formação de leitores autônomos, através do estímulo à sensibilidade, criatividade e da formação do gosto pela leitura, contribuindo para a construção de uma cidadania plena.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação e Cultura