João Pessoa
Feed de Notícias

Secretário recebe representante da PB no Parlamento Jovem

quinta-feira, 5 de novembro de 2009 - 19:52 - Fotos: 

As alunas Luana França e Fernanda Beatriz foram escolhidas para representar a Paraíba no Parlamento Jovem Brasileiro 2009. Luana foi recebida na tarde desta quinta-feira (5) pelo secretário da Educação e Cultura (SEEC), Sales Gaudêncio, que parabenizou a jovem e lhe desejou boa sorte.

Luana França é aluna do 3° ano da Escola Estadual Renato Ribeiro Coutinho, da cidade de Alhandra. O tema do projeto enviado por ela foi o desenvolvimento sustentável na Educação e na sociedade. Já Fernanda Beatriz é aluna do 3° ano da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras. Ela apresentou um projeto sobre o destino do lixo tóxico como meio de preservação do meio ambiente.

O que é – O Parlamento Jovem Brasileiro é instalado anualmente e regulado pelo Ato da Mesa n.º 49/04 e pela Resolução 12/03 da Câmara dos Deputados, de iniciativa do deputado Lobbe Neto. Tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.

A sexta edição do programa será realizada desta segunda-feira (9) até a próxima sexta-feira (13), na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Os deputados jovens são pré-selecionados pelas secretarias de Educação dos respectivos estados, por meio da apresentação de um projeto de lei. O projeto de lei deverá ser apresentado nas escolas e versar sobre temas nas seguintes áreas: Agricultura e Meio-Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo.

Exemplo – Para o secretário Sales Gaudêncio, a participação das alunas no programa serve de exemplo para os demais estudantes da rede pública de ensino, “pois significa o esforço empreendido por elas na conquista desse objetivo”. De acordo com Luana, ela sempre teve esperança de que seu projeto fosse aprovado e considera muito importante representar o Estado na Câmara Federal.

Para participar do processo de escolha, os estudantes devem ter entre 16 e 22 anos e estar regularmente matriculados no 3º ano do ensino médio. O Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) encaminha as propostas à Câmara dos Deputados, onde uma comissão formada por servidores da área legislativa daquela Casa escolhe os projetos participantes. O número de representantes por Estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais.

Durante o período da Legislatura prevista para os estudantes, que tem a duração de cinco dias, os participantes têm a oportunidade de experimentar o dia-a-dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá de acordo com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.

Da Assessoria de Imprensa da SEEC