João Pessoa
Feed de Notícias

Secretário de Segurança ministra palestra a promotores do Sertão

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011 - 21:34 - Fotos: 

“Não se combate a criminalidade sem a articulação de todo o sistema de segurança pública”. A afirmação foi feita pelo secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, durante uma palestra ministrada nesta quarta-feira (7), aos promotores do Sertão, durante o I Encontro Criminal do Ministério Público, ocorrido em Cajazeiras.

Na ocasião, Cláudio Lima mostrou aos participantes os números da violência no Estado e apresentou o Plano Operacional de Segurança que vem sendo executado ao longo de 2011. De acordo com os dados, a Paraíba vem registrando um crescimento médio anual de 12,34 % no número de homicídios.  Para se ter uma idéia desse crescimento, no ano 2000 foram registrados 507 homicídios, e em 2010, este número saltou para 1563, o que significa um aumento de mais de 200%, em 10 anos.

Segundo Cláudio Lima, a Paraíba vem conseguindo desacelerar o ritmo de crescimento dos crimes violentos letais intencionais (CVLI) e quebrar a curva criminal. Diante desse compromisso, a Seds tem apostado na integração entre os órgãos do Poder Executivo de Segurança Pública (Polícias Civil e Militar, Sistema Prisional) e na articulação com os demais atores do sistema de Justiça, como o Ministério Público e o Poder Judiciário.

Essa política, de acordo com o secretário, deve abranger a prevenção, a repressão qualificada, o aperfeiçoamento institucional o controle de gestão. O secretário disse ainda que, eventos como o Encontro Criminal, são importantes para a articulação entre o Ministério Público e a Secretaria de Segurança.

Também participaram do evento, o diretor do Instituto de Polícia Científica (IPC) da Paraíba, Humberto Pontes, os assessores de ações estratégicas da Seds, o tenente coronel Júlio César e o delegado Isaías Gualberto. Após o evento, o secretário e assessores visitaram a sede do 6º Batalhão da Polícia Militar e a 9ª Delegacia Regional de Cajazeiras.

Assessoria de Imprensa da Seds, com Assessoria do MP