Fale Conosco

2 de setembro de 2016

Secretário participa de Reunião Nacional dos Secretários de Agricultura



O secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro, participa, nesta sexta-feira (2), da reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Agricultura (Conseagri), que acontece em Porto Alegre- RS e vai discutir o Sistema Integrado da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Siaps), que envolvem as questões ligadas as Defesas Agropecuária dos estados.

“É fundamental a participação do estado da Paraíba em uma reunião que trata de um sistema que beneficie o setor agropecuário. Vamos falar sobre a integração Defesa Agropecuária, abastecimento, pesquisa, extensão e assistência técnica. A nossa perspectiva é que esse sistema seja implantado para que essas ações sejam integradas e envolvam os três segmentos da estrutura estatal constitucional: União, estados e municípios para o compartilhamento de ações e a capitalização de iniciativas na busca de maior eficiência dos serviços agropecuários”, ressaltou Montenegro.

Além disso, segundo o secretário, está prevista a criação de Fundos para o financiamento destes serviços como forma de desembaraçar a instabilidade dos convênios e ou repasses sobretudo do governo federal. “É fato que nos últimos anos tem havido uma escassez de recursos da União para tocar as ações de defesa agropecuária, pesquisa, assistência técnica e extensão e os estados têm bancado esta conta. Mas a crise que o País atravessa recomenda tomada de posição e a apresentação de sugestões com vistas a encontrar alternativas para que não ocorra o esvaziamento das ações do setor agropecuário público”, comentou.

A reunião contará com a presença de representantes do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária do Nordeste (Fonesa), Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa), Associação Brasileira de Consultores Empresariais (Abracem), e Associação Brasileira das Empresas de Extensão Rural (Asbraer), que irão se integrar na formulação de uma proposta comum para assegurar a legitimidade do sistema.

Após a reunião, o secretário Rômulo Montenegro, que é um dos conselheiros, junto com o presidente do Conseagri, João Cruz, vai apresentar uma proposta à Confederação Nacional da Agricultura (CNA), para colher sugestões sobre um documento definitivo que será levado as instancias legislativas nacionais e estaduais.