João Pessoa
Feed de Notícias

Secretário participa de reunião na Bahia e vê a Paraíba em situação privilegiada

quinta-feira, 11 de março de 2010 - 18:44 - Fotos: 
Quando se fala em recolhimento de presos em delegacias de polícia, a Paraíba está em situação privilegiada em relação aos demais Estados. A constatação foi feita pelo secretário estadual de Cidadania e Administração Penitenciária (Secap), Carlos Mangueira, após a 39ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Conjej).

Na Reunião Ordinária do Conjej, realizada no dia 5 deste mês em Salvador (BA), foram discutidas a situação dos presos recolhidos em Delegacias de Polícia no Brasil e a necessidade de construção de novos presídios com recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen).

O evento foi organizado pelo secretário de Estado da Bahia, deputado Federal Nelson Peregrino, e presidido pelo secretário do Estado do Amazonas, Carlos Lauria Ferreira. Também esteve presente o diretor do Departamento Penitenciário Nacional de Justiça (Depen), Airton Michel, e do presidente do CNPCP, Gerder Luiz Rocha Gomes.
Para Mangueira, diante do que foi exposto pelos demais secretários presentes à reunião, a Paraíba se encontra atualmente em situação muito boa em relação a outros Estados.

Benefícios
– “O sistema prisional do Estado da Paraíba é um dos poucos, talvez o único que não tem nenhum preso em delegacias de polícia, pois todos os nossos presos provisórios estão recolhidos em cadeias e presídios”, disse o secretário Mangueira, ressaltando o papel do Presídio do Roger de abrigar em sua maioria presos nessa situação de provisoriedade.
Essa posição não apenas beneficia a Paraíba junto ao Conselho Nacional de Justiça, mostrando a organização do nosso sistema penitenciário, como também viabiliza a ampliação de recursos federais.

Durante a reunião, foi prestada – com o apoio unânime dos participantes – uma homenagem ao ex-secretário da Secap, agora secretário da Controladoria Geral do Estado, Roosevelt Vita, que se despedia da vice-presidência do Conjej.

Ao final do encontro, os participantes visitaram uma cadeira modelo de segurança máxima que está sendo construída pelo Governo da Bahia, em parceria com o Governo Federal.

Angélica Nunes, da Assessoria de Imprensa da Secap