João Pessoa
Feed de Notícias

Secretário participa de Fórum de Segurança Ostensiva e Preventiva em Soledade

quarta-feira, 12 de junho de 2013 - 15:34 - Fotos: 

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba, Cláudio Lima, participou na tarde dessa terça-feira (11) do Fórum de Segurança Ostensiva e Preventiva na cidade de Soledade. A reunião aconteceu no Fórum judicial do município, com a participação de vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias da região.

O encontro foi requisitado pelo prefeito da cidade, José Bento Leite (PT), para debater o quadro atual da segurança nos municípios daquela área do estado. Durante os debates, os representantes da sociedade civil apresentaram alguns problemas e reivindicaram medidas a serem adotadas pelos órgãos policiais em Soledade e região.

O secretário Cláudio Lima reconheceu que os problemas existem, mas informou que aquela região se encontra num quadro de segurança dentro dos preceitos estabelecidos pela Organização das Nações unidas (ONU), no que se refere aos índices de homicídios.

De acordo com Cláudio Lima a média de homicídios no Brasil é de 26 casos para cada 100 mil habitantes, enquanto que a média na cidade de Soledade e região é de 7 a 8 assassinatos para cada 100 mil habitantes. “Apesar dos números registrados esta cidade está com a situação dentro do controle. Se todas as cidades brasileiras tivessem esse índice, nós seríamos um país de primeiro mundo, conforme o entendimento da própria ONU”, declarou Cláudio Lima.

Ele lembrou que desde o ano 2000 a Paraíba vinha registrando, a cada ano, um crescimento nos casos de homicídios no estado, mas em 2012 apresentou a primeira queda, diminuindo em 12% o número de assassinatos. “Os crimes contra a vida são os mais graves que uma pessoa pode sofrer, por isso que estamos combatendo esses casos com mais afinco”, frisou o secretário.

Parcerias – O prefeito José Bento propôs que estado, prefeitura e outros órgãos firmem uma parceria para adotar medidas que combatam o aumento da criminalidade na região. “Nós podemos, por exemplo, providenciar a instalação de câmeras em pontos estratégicos da cidade, mas precisamos da orientação técnica da polícia para saber em que locais devem ficar os equipamentos. Vamos conversar também com os dirigentes das agências bancárias para ajudar nesse processo”, disse o prefeito.

Novo encontro – Ficou acordado que no dia 2 de julho haverá uma nova reunião no Fórum de Soledade, para as autoridades e representantes da sociedade civil fazerem uma nova avaliação da segurança na região e apresentarem novas propostas de atuação conjunta entre as partes envolvidas.

Participantes – A reunião dessa terça-feira contou ainda com a presença da juíza da Comarca local, Bárbara Bortolluzzi; o delegado regional de Polícia Civil em Campina Grande, Marcos Paulo; o comandante do CPR-1, coronel Marcos Sobreira; o comandante da Companhia de Polícia Militar na região, tenente Yassaki; o diretor da Penitenciária Raymundo Asfora (Serrotão) e coordenador do GPOE, Manuel Eudes Osório; e o diretor da cadeia pública de Soledade, Diego Lima.