João Pessoa
Feed de Notícias

Secretário participa de evento de tecnologia agrícola na fazenda carnaúba em Taperoá

segunda-feira, 24 de julho de 2017 - 16:22 - Fotos:  Divulgação

O secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro,  participou, no último dia 16 de julho,  do dia “D” da Fazenda Carnaúba no município de Taperoá. O dia D consiste em apresentar tecnologia de convivência com o semiárido na produção de volumosos oriundo da vegetação própria da caatinga como também do melhoramento Genético do rebanho bovino da região nordeste.

O Dia “D” aconteceu pela quinta vez na Fazenda Carnaúba, de propriedade do senhor Manoel Dantas Vilar, nos dias 14,15 e 16 de julho, onde reuniu  agropecuaristas,  produtores rurais e representantes de 12 estados da federação, além de pesquisadores e estudantes para compartilhar em conhecimentos técnicos científicos para difundir novas tecnologias para produção agropecuária.

O secretário Rômulo Montenegro participou do evento e na ocasião falou sobre sua importância para o estado. “Esse evento nos mostra como é possível conviver com o semiárido. O dia D é para ficar na memória, apesar da crise, da seca, preços de carne de boi, caprino e ovino comprometidos, crise no preço do leite, enfim num cenário totalmente adverso, nós crescemos, o público do setor agropecuário cresceu 82 por cento, as vendas de queijo aumentaram em 750 por cento e as vendas de animais se mantiveram graças às políticas desenvolvidas para o setor, temos genética de qualidade e a Sedap está sintonizada com a tecnologia e sabe o quanto a agropecuária é essencial para a economia do estado”, afirmou.

Durante os dias do evento aconteceram visitas técnicas ao Palmal, onde estudantes, pesquisadores e criadores puderam conhecer técnicas de plantio, tratos culturais, controle de pragas, vagão específico para cultivo de palma; visita aos rebanhos de caprinos e ovinos nativos, comercialização de forma facilitadas de animais de raça, cursos de maturação e degustação de queijos finos além de exposições, gastronomia regional, dança, música e apresentação de cães pastoreio.

Segundo seu Manoelito, como é conhecido no meio agropecuário, o evento foi a grande oportunidade de mostrar que a Paraíba está no celeiro dos grandes criadores. “Quem veio aqui viu que através do trabalho juntando a tecnologia e o manejo certo todos ganham, agradeço ao secretário pela atenção que tem com o setor agropecuário e ano que vem vamos fazer mais uma edição de um grande evento”, anunciou.