João Pessoa
Feed de Notícias

Secretário participa de audiência em Monteiro, sobre a transposição

terça-feira, 25 de maio de 2010 - 18:31 - Fotos: 

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia, Francisco Sarmento, participa nesta terça-feira (25), às 20h, no município de Monteiro, de uma Audiência Pública para discussão do tema: ‘Distribuição Espacial das Águas do Rio São Francisco na Paraíba – Uma Decisão da Sociedade para ser inserida no PAC II’. O evento acontecerá no auditório do INSS.

Sarmento, que estará representando o governador José Maranhão, explicou que o Estado apresentará uma proposta de distribuição espacial da água dentro do território paraibano. “A Paraíba, desde a auditoria feita pela Agência Nacional de Águas (ANA) em março do ano passado, na qual concluiu que o Estado não estava preparado para receber a transposição do Rio São Francisco, vem trabalhando no cumprimento das condições pactuadas entre os Governos Federal e Estadual e que não foram desempenhadas pelo governo anterior”.

Assim sendo, importantes melhorias no âmbito da gestão de águas na Paraíba vêm sendo implementadas a exemplo da própria adequação institucional da AESA. “A aceleração do andamento de obras hídricas no Estado é também exemplo da retomada da habilitação da Paraíba para receber as águas do Velho Chico”, disse o secretário.

Sarmento, que integra a equipe de coordenação técnica do projeto de transposição do São Francisco desde o início do governo Lula, lamentou profundamente a ação de determinados parlamentares que, na ânsia de viabilizarem suas candidaturas, atropelam as discussões e o cronograma de andamento da transposição, a cargo do Ministério da Integração Nacional. “A crítica implícita no discurso desses parlamentares somente contribuem e reforçam a fala dos contrários ao projeto”, disse o secretário.

 

Ana Aragão, Assessora de Imprensa da SEMARH