João Pessoa
Feed de Notícias

Secretário Nacional de Relações Político-Sociais chega à Paraíba para participar do Seminário

quarta-feira, 5 de junho de 2013 - 19:06 - Fotos:  Walter Rafael / Secom-PB

O secretário nacional de Relações Político-Sociais da Presidência da República, Wagner Caetano, se reuniu, na tarde desta quarta-feira (5), com o secretário do Planejamento e Gestão, Gustavo Nogueira, na sede da Seplag, no Centro Administrativo Estadual, em Jaguaribe. Na oportunidade, foram discutidos temas referentes ao “I Seminário Agenda Brasil – Paraíba: Quando o diálogo transforma”, que será realizado nesta quinta-feira (6), das 9h30 às 18h, na Estação Cabo Branco, na capital.

O evento é promovido pela Secretaria Geral da Presidência da República, em parceria com o Governo do Estado e com a Prefeitura Municipal de João Pessoa. Segundo o secretário Wagner Caetano, serão realizados Seminários dessa natureza nas 27 capitais brasileiras. “A gente inicia esse processo em nível nacional aqui por João Pessoa, pela Paraíba, vamos realizar 27 seminários e a nossa expectativa é muito positiva em relação a esse debate e às contribuições que as lideranças sociais vão dar nesses temas”, afirmou.

Durante o encontro, o secretário da Presidência, Wagner Caetano, apresentou ao secretário Gustavo Nogueira e à subsecretária-executiva do Orçamento Democrático Estadual, Ana Paula Almeida, temas e projetos que serão discutidos durante o Seminário desta quinta-feira, entre os quais estão incluídos os principais programas do Governo Federal; as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além do esforço referente à erradicação da extrema pobreza no País.

A gente acredita que a presença das organizações será muito grande, forte, representativa, e, com isso, nós vamos conseguir fazer um bom debate sobre os temas que estão propostos, entre eles, a questão do marco regulatório das organizações sociais, o plano Juventude Viva e também a Política e o Sistema Nacional de Participação Social, que são assuntos importantes, do interesse de todo movimento social brasileiro”, declarou Wagner Caetano, que estava acompanhado do coordenador-geral de Informações, Luiz Alberto Ribeiro Vieira, e o coordenador-geral de Mecanismos Formais de Participação da Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais da Presidência, Marcelo Pires Mendonça.

O secretário Gustavo Nogueira apresentou à comitiva experiências de programas e iniciativas desenvolvidos pelo Governo do Estado, a exemplo do Orçamento Democrático Estadual, do Pacto Pelo Desenvolvimento Social e do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza do Estado da Paraíba (Funcep-PB). O titular da Seplag também entregou aos representantes da Presidência o “Diagnóstico Socioeconômico do Estado da Paraíba: unidade e diversidade territorial”, publicado em 2012 pelo Governo da Paraíba.

Nossa expectativa com relação ao evento é extremamente positiva. Temos mais de 200 entidades inscritas e acreditamos que esta será uma experiência enriquecedora, a partir do contato direto e do diálogo entre as três esferas de Governo e as organizações sociais”, afirmou Gustavo Nogueira.