João Pessoa
Feed de Notícias

Secretário Nacional da Defesa Civil sobrevoa áreas atingidas pelas chuvas

quarta-feira, 20 de julho de 2011 - 17:49 - Fotos:  Alberi Pontes/Secom-PB

Secretário Nacional Humberto Viana e coronel Walter Rufino sobrevoam áreas atingidas. Foto:Alberi Pontes/Secom-PB

O secretário Nacional da Defesa Civil, Humberto Viana, sobrevoou na manhã desta quarta-feira (20), juntamente com o coordenador da Defesa Civil do Estado, Coronel Walber Rufino, e o diretor de manutenção do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PB), Antônio Fleming, as áreas danificadas pelas chuvas em toda a Paraíba. O voo serviu para constatar a necessidade emergencial junto ao Ministério da Integração Nacional, de ações rápidas na restauração da infraestrutura do Estado danificada pelas enchentes.

Segundo o Coronel Humberto Viana, a situação observada foi muito difícil, haja vista que, mesmo com a estiagem dos últimos dias, ainda existem estradas e pontes interditadas devido ao grande volume de águas que caíram em toda Paraíba nas últimas semanas.

O secretário nacional reconheceu a necessidade da liberação de recursos por meio do Governo Federal para ações de socorro às famílias desabrigadas, desobstrução das estradas e pontes danificadas pelas chuvas que atingiram a Paraíba e acredita que até o final desta semana a liberação dos recursos será publicada no Diário Oficial da União. “Foi constatada a necessidade emergencial na liberação de recursos por parte do Governo Federal para o Estado, por isso acredito que a liberação dos recursos será feita com muita celeridade,” disse Humberto Viana.

O montante dos recursos – R$ 5 milhões, já anunciados pelo Ministério da Integração Nacional – será destinado a ações de socorro e assistência, bem como locação de máquina, atendimento à população, assistência humanitária, além de busca e salvamento por causa das enchentes, enxurradas e inundações provocadas pelas intensas chuvas no Estado.