João Pessoa
Feed de Notícias

Secretário inaugura a 1ª Unidade Demonstrativa do Programa Água Doce, na zona rural do município

quinta-feira, 22 de outubro de 2009 - 17:06 - Fotos: 

Um projeto arrojado que beneficia 29 famílias do Agrupamento Mata, na região rural do município de Amparo, no Cariri paraibano, foi implantado pelo Governo do Estado nesta quinta-feira (22), em parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB) e prefeitura municipal. O secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia, Francisco Jácome Sarmento, representou o governador José Maranhão e inaugurou a 1ª Unidade Demonstrativa do Programa Água Doce.

Ao chegar na localidade, o secretário Sarmento foi recebido pelo prefeito de Amparo, João Luiz de Lacerda Júnior, representantes do Banco do Brasil, presidente da Associação Comunitária, José Nogueira de Morais, vários prefeitos da região e moradores da localidade.

A primeira Unidade Demonstrativa do Água Doce no Estado está localizada a 16 quilômetros da sede do município de Amparo, no Cariri paraibano, e tem por objetivo fornecer água de qualidade para as famílias da localidade, correspondendo a 150 pessoas do Agrupamento Fundiário da Fazenda Mata.

Benefícios – Com recursos da Fundação Banco do Brasil, a unidade vai possibilitar que 50% da água salobra ou salgada sejam transformados em água doce para o consumo. Os outros 50% serão colocados em tanques para a criação de peixe da espécie tilapia, além da irrigação de uma planta forrageira de origem australiana (atriplex).

A Unidade Demonstrativa foi desenvolvida pela Embrapa Semi-árido, de forma a diminuir os impactos ambientais decorrentes do despejo de concentrados provenientes do processo de dessalinização da água, o seja, de purificação da água salgada.

Expansão – O secretário Francisco Sarmento garantiu que o Governo do Estado já estuda a implantação do projeto em outras regiões do Estado, beneficiando milhares de pessoas que ainda não tem acesso a água potável.

Além de inaugurar a unidade, o secretário e o prefeito descerraram a placa do Sistema de Dessalinização do projeto que permitirá o tratamento da água a ser utilizada no consumo humano. Antes da assinatura do acordo de gestão repassado pelo Governo do Estado para a Associação dos Moradores do Agrupamento Mata, Sarmento e a comitiva acompanhada do prefeito Dr. Júnior visitaram o empreendimento onde receberam explicações dos técnicos.

Mais projetos – O prefeito falou da importância da chegada da água de boa qualidade à comunidade, bem como dos benefícios para a saúde da população e ainda o lado nutricional com a criação de tilápias nos tanques construídos.
Ele também falou de outros projetos que estão sendo realizados pelo Governo do Estado em Amparo. Um dos pontos citados está relacionado ao complexo de saúde do município, que vai receber equipamentos já adquiridos e que serão entregues em breve.

O presidente da Associação dos Moradores do Agrupamento Mata, José Morais, disse que toda a comunidade se sentia agradecida pelo benefício do Governo do Estado e, emocionado, fez questão de dizer que a comunidade lutava há mais de um ano pelo projeto, mas somente conseguiu no Governo Maranhão.

Investimentos – Em relação ao Programa Água Doce, Francisco Sarmento disse esse é um dos vários investimentos do Governo do Estado para o Cariri paraibano. O secretário acrescentou que a Paraíba, em parceria com o Governo Federal, tem projetos de melhora da qualidade de vida do semi-árido e até regiões próximas.

Lembrou que o Cariri é a região que apresenta o menor índice pluviométrico do semi-árido brasileiro. “A transposição do São Francisco é um projeto macro, estrutura que vem trazer a garantia do suprimento hídrico para os centros urbanos”, disse, citando a Adutora do Congo.

 

Cardoso Filho, com fotos de Evandro Pereira, da Secom-PB