João Pessoa
Feed de Notícias

Secretário faz visitas e anuncia reformas em escolas do Estado

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010 - 10:23 - Fotos: 
O secretário de Estado da Educação e Cultura, Francisco de Sales Gaudêncio, acompanhado da Secretária Executiva, Emília Augusta Lins Freire, e de técnicos da Coordenadoria Técnica de Serviços de Engenharia (Cotese), visitou três escolas do bairro de Mangabeira, em João Pessoa, nesta segunda-feira.

Ele determinou que sejam tomadas providências no sentido de recuperar as estruturas dos prédios e garantir mais conforto e melhores condições de ensino naquelas unidades educacionais. A previsão é de que o projeto de reformas das escolas fique pronto nos próximos 30 dias.

Além de técnicos da Cotese, a comissão que acompanhou o secretário e a secretária executiva da Educação foi formada pela diretora da 1ª Regional de Ensino do Estado, Tereza Mônica Solano de Brito e da Gerente Executiva de Acompanhamento da Gestão Escolar, Socorro Pinto.  

A comissão ouviu diretores, professores e alunos e fez um levantamento das maiores necessidades de cada escola. A partir desse diagnóstico, a Cotese deverá elabora um projeto em, no máximo 30 dias, quando deverão ter início as reformas. Foram visitadas as Escolas Estaduais Luiz Gonzaga de Oliveira, Maria Bronzeado Machado e Laci Costa, todas no bairro de Mangabeira.

A ação faz parte de uma série de visitas que o secretário vem fazendo aos estabelecimentos de ensino com o objetivo de observar eventuais necessidades e tomar as devidas providências. Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jaci Costa, deverão ser refeitos o piso da área de lazer dos alunos, além de uma reforma geral na cantina, que deverá ganhar um espaço maior.

Outro problema apontado pela direção da escola foi quantidade de portas das salas de aula que está da danificada. Ela pediu a troca das portas e deverá ser atendida dentro do projeto de reforma do prédio.

“Estamos começando o ano letivo e temos que dar condições de funcionamento às escolas. Estamos observando que o aspecto geral é bom, com uma escola limpa, a merenda sendo servida e o material didático completo. No entanto, precisamos melhorar o aspecto físico dessa escola. O piso precisa ser refeito em alguns pontos e vamos trocar as portas das salas de aula. Estamos sendo acompanhados por engenheiros e técnicos da Cotese exatamente para que esses problemas sejam logo diagnosticados”, disse o Secretário Sales Gaudêncio.

A diretora da Escola Estadual Jaci Costa, Claudete de Araújo Moura, ficou surpresa com a visita do secretário e disse que essa prática não acontecia antes. “Estou muito feliz com a visita do secretário e fiquei até surpresa. Trabalho na Educação há 25 anos e nunca vi essa prática no Estado. Agora, vamos juntos tentar resolver todos os problemas da escola. Ele já viu que estamos realizando um trabalho com muita dedicação e tenho certeza que nossos pedidos serão atendidos”, destacou.

O secretário Sales Gaudêncio disse que as visitas às escolas da rede estadual devem ser uma prática comum e ocorrer com freqüência não só em João Pessoa, mas em escolas das 12 Regionais de Ensino, espalhadas por todo o Estado.

Augusto Magalhães, da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Educação e Cultura