João Pessoa
Feed de Notícias

Secretário do MDS diz que Paraíba tem melhor PAA do Nordeste

sexta-feira, 30 de setembro de 2011 - 15:35 - Fotos: 

Vice-governador Rômulo Gouveia durante encontro de gestores. Foto: Walter Rafael/Secom-PB

A Paraíba hoje tem o melhor Programa de Aquisição de Alimentos do Nordeste (PAA), e por isso tem sido mostrada como exemplo em eventos do Ministério do Desenvolvimento Social pelo Brasil. A revelação foi feita por Januário Rodrigues, secretário extraordinário para Superação da Extrema Pobreza do programa Brasil sem Miséria. Ele participou, nesta sexta-feira (30), em João Pessoa, de um encontro de gestores dos projetos de redução da pobreza rural de oito Estados nordestinos, que foi aberto pelo vice-governador Rômulo Gouveia.

“É importante que o programa federal, visando identificar pontos convergentes com os projetos estaduais de pobreza rural, crie estratégias comuns para otimizar recursos financeiros, tempo e resultados em favor da pobreza rural”, destacou Januário. Segundo ele, a Paraíba é um caso de sucesso, sempre citado pela ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello. O encontro reuniu representantes do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Bahia e Paraíba, no auditório do Ambassador Flat, no Cabo Branco.

O vice-governador ressaltou a importância do evento e destacou os esforços do governo estadual em prol da erradicação da pobreza. Segundo Rômulo Gouveia, o encontro promove a interação entre as gestões da região e possibilita troca de experiências. “Vivemos um momento de renovação na Paraíba, onde a proposta é trazer tudo o que for possível para fortalecer a luta contra a pobreza rural. O governador Ricardo Coutinho determinou que nos dedicássemos diuturnamente a esse propósito. Vamos mostrar o nosso trabalho e dividir experiências”, avaliou o vice-governador.

O encontro foi promovido entre os gestores de Projetos de Redução da Pobreza Rural dos Estados do Nordeste que mantêm acordos de empréstimos com o Banco Mundial, tendo como anfitrião o Governo da Paraiba/Cooperar, que é executor do PRPR/PB. Na Paraíba, o governo tem um projeto piloto na Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos de Itabaiana – Catamaré.