João Pessoa
Feed de Notícias

Secretário defende Turismo como gerador de renda e emprego

sexta-feira, 9 de abril de 2010 - 10:26 - Fotos: 
Transformar o setor turístico na maior fonte de renda do Estado da Paraíba e, por essa via, fortalecer o comércio e a indústria. É essa a grande meta a que se propõe o novo secretário do Turismo e do Desenvolvimento Econômico do Estado, Diego Tavares.
            
Diego Tavares disse que recebeu com muita honra o convite do governador José Maranhão para ocupar essa nova função, numa pasta que gosta porque acha que é fundamental para o crescimento da Paraíba. “Nós temos que nos unir, principalmente em torno do Turismo, para que esse setor passe a ser a maior fonte de recolhimento de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)”, ressaltou.
          
Segundo Diego, gerar mais imposto via turismo é muito importante porque se cria emprego e renda para a população e o empresariado está ganhando. “Enfim, todo mundo está ganhando, inclusive, não podemos esquecer a indústria, o comércio, a agricultura e os serviços. Portanto, terei a missão de unir e fortalecer esse importante setor econômico”.

Grande João Pessoa
           
Ele avaliou que a Paraíba tem muita potencialidade, principalmente na indústria gastronômica do Estado, que tem um potencial muito grande e que pode ser exportado e que precisa ser comercializado. Vamos unir e fortalecer porque a gastronomia é um nicho fundamental do Turismo.
            
Com relação aos seus planos para o município de Santa Rita, Diego ressaltou o grande potencial do município, principalmente em face da grande quantidade de igrejas históricas que possui e dos engenhos e usinas que processam cana de açúcar.
            
Ele garantiu que todo o programa que for desenvolvido em Santa Rita, Cabedelo ou em Bayeux tem que incluir João Pessoa. “Temos que trabalhar projetos integrados, considerando a Grande João Pessoa, através de uma grande parceria. Isto porque se trata de um valioso patrimônio turístico que deve ser vendido ao turista como produto valiosíssimo. Trata-se da principal porta de entrada do turista no Estado e funciona como destino indutor”, enfatizou Diego Tavares.

Grande papel
                      
Diego falou dos importantes roteiros turísticos do Estado, como o religioso, que vai da Capital até o Alto Sertão. Ele destacou o monumento a Cruz da Menina, em Patos; a estátua gigante de Frei Damião, em Guarabira. “Temos o Roteiro Cultural, o de Aventuras e o de Negócios, do Comércio”, explicou.
          
Na área de negócios, ele destacou o exemplo do Rio Grande do Sul, onde os turistas são levados a conhecer as fábricas da Tramontina e da Ciferal. “Aqui tem fábricas gigantescas e de tecnologias mais modernas como a indústria têxtil do Grupo Coteminas, uma das maiores do mundo; ou o pólo de software, em Campina Grande, que está entre os dez mais avançados do mundo”, ressaltou.

Reconhecimento 
            
      
Ele garantiu que o secretário Edivaldo Nóbrega fez um grande papel. Exerceu muito bem a função de secretário. “Eu o acompanhei no seu trabalho, de forma que será um grande desafio substituí-lo, mas também será muito gratificante participar do atual Governo, que vem dando um bom encaminhamento à Paraíba e, principalmente, participar de um governo que vem para acrescentar e trazer melhor qualidade de vida para o cidadão”.

Edson Verber, da Assessoria de Imprensa da SETDE