João Pessoa
Feed de Notícias

Secretário debate investimentos na segurança com os vereadores de JP

sexta-feira, 7 de maio de 2010 - 18:15 - Fotos: 

O secretário da Segurança e da Defesa Social (SEDS), Gustavo Gominho, elencou vários pontos que o atual governo estadual pode contabilizar como investimentos nas instituições policiais, durante sessão na Câmara Municipal de João Pessoa na quinta-feira (6), destacando os que sofrem impedimentos de ordem burocrática e que inviabilizam ações urgentes.
A polícia passou por cursos de capacitação, recebeu equipamentos novos e trabalha com melhores condições. “Compramos viaturas, armamento e outros equipamentos, mas contratar novos policiais nós não podemos fazer sem esperar alguns trâmites legais”, disse, para explicar que a contratação de pessoal não depende apenas da vontade do
governo.

Gominho lembrou ainda os plantões remunerados para policiais civis, uma conquista do atual governo que tem investido em recursos humanos. Contudo, a homologação do concurso, além do tempo necessário às etapas, tem pendências jurídicas que forçam o adiamento.
O comandante da PM, Coronel Wilde Monteiro, entre outras autoridades da área presentes à sessão, disse que a corporação é uma das mais preparadas do País e citou o Centro de Ensino como referência, por treinar policiais de todo o Brasil.

Pronasci – Alguns pontos destacados como ações do atual governo são a inclusão da Paraíba no Programa Nacional de Segurança (Pronasci), a criação do Grupo Especial de Captura, além do Núcleo Integrado da Ilha do Bispo, as delegacias Especial de Atendimento ao Idoso e Contra Crimes Homofóbicos, em João Pessoa.

O secretário citou também a estruturação da Gerência de Inteligência da Polícia Civil, o fortalecimento da Ouvidoria Geral de Polícia, igualmente da Corregedoria Geral, a reestruturação do Centro Integrado de Operações Policiais (CIOP), a reforma e construção do prédio da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil, em Campina Grande (em execução),
a construção da 6ª Delegacia Regional de Itaporanga. E atualmente mais 10 obras na área de engenhia estão em andamento.

“Em relação a equipamentos permanentes é público e perceptível que mais de 300 novos veículos circulam pelo Estado. São motocicletas para as polícias Civil e Militar, caminhonetas quatro portas, cabine dupla (tração 4×4) destinadas ao Corpo de Bombeiros e PM, rabecões e em fase de aquisição um helicóptero”, listou Gominho.

 

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança e da Defesa Social