João Pessoa
Feed de Notícias

Secretário de Turismo discute estratégias para o Estado até 2014

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010 - 12:00 - Fotos: 

O secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Edivaldo Nóbrega, reuniu na última segunda-feira, o grupo gestor da Secretaria Executiva do Turismo para traçar estratégias de ações operacionais a serem desenvolvidas até 2014.

Um dos objetivos é realizar atividades no processo de planejamento participativo e promover capacitações para o desenvolvimento do setor turístico no Estado. Para tanto, está sendo construído um novo Plano de Trabalho, a fim de que sejam programadas as ações que serão implementadas durante o período de 2010 a 2014.

No turismo, uma das metas é estabelecer a integração e prioridades nas ações e projetos dos setores públicos e privados, identificando a demanda das necessidades operacionais para um novo modelo de gestão.

Na oportunidade, os representantes da Agência Brasileira das Agências de Viagens (ABAV) , Sebrae, PBTur, Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e Prefeitura Municipal de João Pessoa apresentaram alguns projetos de fomentação para o desenvolvimento do turismo e todos foram unânimes em afirmar que as parcerias públicas e privadas são de fundamental importância para o crescimento do setor turístico.

Na última reunião do Conselho Estadual do Turismo (Condetur), realizada  em novembro passado, foi constituído um grupo gestor de trabalho, composto por representantes da Associação Brasileira de Bacharéis de Turismo ( ABBTUR/PB); Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV/PB); Convention Bureau/JP,Sebrae/PB, Famup, Prefeituras de João Pessoa e Campina Grande e Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDE), grupo este que estará se reunindo com freqüência para dar suporte a ações.

A expectativa do Governo do Estado, através da SETDE, é traçar metas e elaborar projetos de desenvolvimento aproveitando a oportunidade da Copa de 2014 que terá como sedes os estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco para captar recursos e divulgar o Estado da Paraíba mostrando seu potencial turístico.

Ana Neves, da Assessoria de Imprensa da SETDE, com fotos de Walter Rafael, da Secom-PB