Fale Conosco

15 de março de 2018

Secretário de Segurança participa de reunião para estruturação do Ministério da Segurança Pública



sec de seguranca reuniao de estruturacao do ministerio da seguranca publica 1 270x191 - Secretário de Segurança participa de reunião para estruturação do Ministério da Segurança PúblicaO secretário da Segurança e Defesa Social da Paraíba, Cláudio Lima, participa nesta quinta-feira (15), da Reunião do Colégio de Secretários de Segurança Pública do Brasil, que está sendo realizada em Brasília.Na ocasião, está sendo elaborada uma carta em que constarão pontos em comum levantados pelos secretários de segurança dos estados. Essa pauta será discutida diretamente com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. Entre os pontos abordados: a inclusão do Conselho de Segurança Pública na estrutura do novo ministério, aprovação do projeto de Sistema Único de Segurança Pública, a aprovação da PEC com o número 395/2017, na qual institui o fundo nacional de desenvolvimento da segurança pública, nos moldes do SUS e do Fundeb. E também está sendo definido qual será o papel dos municípios no sistema de segurança pública.

A reunião dos secretários no Ministério da Segurança Pública ocorre na tarde desta quinta-feira. A iniciativa faz parte da estruturação do Ministério da Segurança Pública, criado recentemente.

Reunião na Paraíba – O secretário de Segurança e Defesa Social da Paraíba, Cláudio Lima, reuniu-se na última terça-feira (13) na Central de Polícia Civil de João Pessoa, com os secretários de segurança de Pernambuco, o delegado federal Antonio de Pádua e o secretário executivo do Rio Grande do Norte, o coronel Ulysses Paiva, além de comandantes das Polícias Militares e chefes de Polícia Civil desses estados. O objetivo do encontro foi tratar da segurança nas divisas desses estados, principalmente no que se refere ao enfrentamento aos crimes contra instituições financeiras, como explosões a banco.

A iniciativa partiu do secretário Cláudio Lima, após a reunião que ocorreu com todos os secretários de segurança do Brasil, no Piauí, no último dia 5 de março. “Temos que somar forças, cada um de acordo com a sua capacidade, empenhando esforços no enfrentamento aos crimes contra bancos, especialmente com uso de explosivos, destacando aí a valorização do trabalho de Inteligência Policial. A Polícia Militar da Paraíba, exemplo, há alguns dias conseguiu prender uma quadrilha dentro dessa ação de repressão qualificada no Sertão. A gente observa que são vários grupos de criminosos atuando em todo o Brasil e eles não têm limite territorial”, disse o chefe da pasta na Paraíba.

Como resultado da reunião, todos os estados acordaram pelo fortalecimento da Operação Divisa Segura, com a participação dos órgãos operativos dos três estados e realização de operações integradas e voltadas para o enfrentamento às ocorrências contra bancos e envolvendo uso de explosivos.