João Pessoa
Feed de Notícias

Secretário de Infraestrutura afirma que Estado perdeu mais de R$ 300 milhões nesse ano

terça-feira, 29 de dezembro de 2009 - 15:22 - Fotos: 
O secretário de Infraestrutura do Estado, Leonardo Gadelha, fez um balanço do ano de 2009 e também dos primeiros três meses à frente da pasta. Ressaltando os reflexos da crise no Estado e a “posse atípica” do governador em fevereiro, Leonardo acredita que a Paraíba melhorou nos últimos meses.

“O ano que termina concentrou diversos cenários inusitados. Tivemos a mudança de governo no Estado, a crise que abalou o mundo, a diminuição nos repasses para Estados e municípios, mas considero que, diante de todo este quadro, a Paraíba se saiu bem”, avalia Leonardo. A Paraíba perdeu em 2009 mais de 300 milhões de reais, “recursos que fariam falta a São Paulo ou Minas Gerais, e também ao nosso Estado, mas o governador Maranhão soube contornar o problema”.    

Leonardo ressaltou a capacidade de adaptação do Governo do Estado, “que em um momento delicado soube buscar alternativas que garantiram os investimentos necessários”. O secretário elencou as diversas ações do governo em todas as áreas e nas mais diversas regiões do estado. “Temos construção e reforma de hospitais, recuperação de estradas, construção e recuperação de escolas, investimento em saúde, segurança, turismo. Nesses quase 10 meses a Paraíba melhorou sensivelmente”, destaca Leonardo.

Para o 2010, Gadelha traça um cenário otimista. “A economia mundial está se recuperando, a arrecadação, mesmo que aos poucos, volta aos níveis pré-crise, o Estado terá condição de investir ainda mais no próximo ano”. Além do quadro nacional favorável, outro fator deve ser levado em conta. “Para 2010, foi o próprio Governo quem elaborou o orçamento, coisa que não aconteceu este ano. Este fato nos garante investir no que é prioridade desta gestão”, esclarece o secretário.

“Teremos importantes projetos para se iniciarem em 2010. Há o Novos Caminhos, que pretende asfaltar pelo menos uma via de acesso na grande maioria dos municípios paraibanos, temos o projeto da via expressa do Jaguaribe, a continuação das obras do Centro de Convenções em João Pessoa, a consolidação de Várzeas de Sousa, além de outros investimentos pontuais em todas as áreas”. Leonardo acredita que será um ano de verdadeira prosperidade. “Faremos com que a economia do estado cresça e gere novas oportunidades para todos os paraibanos”.

Avaliando o próprio desempenho à frente da Secretária de Infraestrutura, Leonardo disse acreditar ter cumprido o trabalho a ele confiado. “Demos prosseguimento aos projetos existentes e pretendemos garantir o bom andamento das obras sob a responsabilidade da pasta”. Para 2010, Leonardo adiantou algumas ações já para o início do ano. “Há projeto de construção de diversas passagens molhadas, casas populares para atingidos por enchentes, recuperação de vicinais além de outros projetos que estão em fase de conclusão. Será um ano de muito trabalho”.

O secretário finalizou reafirmando a orientação do governador Maranhão de garantir a celeridade e qualidade das obras e a implementação de ações que tenham reflexo direto na vida dos paraibanos. “Esse é o compromisso do governador e o nosso também” finalizou Leonardo.

Da Assessoria de Imprensa da Infraestrutura