João Pessoa
Feed de Notícias

Secretário de Administração Penitenciária conhece experiência capixaba de gerenciamento prisional

quinta-feira, 25 de julho de 2013 - 18:53 - Fotos: 

Representantes da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) visitaram o sistema penitenciário do Espírito Santo nesta segunda (22) e terça-feira (23). O secretário Wallber Virgolino, e o procurador da Seap, Francisco Ronaldo, observaram a estrutura dos presídios capixabas e puderam verificar, além das boas condições de instalações, a qualidade do tratamento penal ofertado às pessoas privadas de liberdade naquele Estado .

Durante a permanência no Espírito Santo, Wallber Virgolino, acompanhado do subsecretário para Assuntos do Sistema Penal daquele Estado, Eugênio Coutinho Rocas, visitou os presídios de Cachoeiro de Itapemirim e participou de uma apresentação sobre o Sistema Integrado de Informações Penitenciárias (Infopen-ES), e o programa Módulo de Movimentação Jurídico-Prisional, um sistema desenvolvido no Espírito Santo, que permite o gerenciamento da população carcerária e que é integrado ao banco de dados do Tribunal de Justiça

Diante do que observou, Wallber Virgolino avaliou que “o sistema penitenciário do Espírito Santo é o mais bem preparado do país e serve de exemplo não só para a Paraíba, mas para todos os estados brasileiros. O que em muitos deles é só teoria, aqui eu vi na prática, dentro dos presídios que visitei. O Espírito Santo está de parabéns”.

Nos últimos meses, o sistema penitenciário do Espírito Santo recebeu visitas de servidores dos Estados de Goiás, Paraná, Rondônia, Pará e do Distrito Federal. Todos com o objetivo de conhecer as boas práticas desenvolvidas no Estado, para que estas possam servir de parâmetro para a melhoria do sistema prisional brasileiro.

Os representantes da Administração Penitenciária da Paraíba também foram recebidos pelo secretário de Estado da Justiça, Sérgio Alves Pereira, que manifestou grande satisfação em compartilhar com outros estados do país as experiências de sucesso do sistema penitenciário capixaba. “Estamos felizes em ajudar no que for possível. Hoje, nosso sistema penitenciário serve de parâmetro para vários estados do país. O Infopen-ES, por exemplo, foi desenvolvido por servidores da Secretaria de Estado da Justiça do Espírito Santo (Sejus) e já tivemos a satisfação de disponibilizá-lo para o Estado do Pará”, afirmou.