João Pessoa
Feed de Notícias

Secretário da Segurança parabeniza policiais militares pela redução da criminalidade em Cabedelo

terça-feira, 21 de maio de 2013 - 18:12 - Fotos:  Secom-PB

Um café da manhã foi realizado na manhã desta terça-feira (21), na sede da 3ª Cia. da Polícia Militar, em Cabedelo, com o objetivo de parabenizar praças e oficiais pela redução nos índices de Crimes Violentos Intencionais Letais (CVLI) – homicídios dolosos e qualquer outro crime doloso que resulte em morte – e Crimes Violentos Patrimoniais (CVP) na região, em 2012 e no 1º quadrimestre deste ano.

Em Cabedelo a diminuição foi de 44% nos primeiros quatro meses de 2013 com relação ao mesmo período do ano passado: 25 contra 14. Já em 2011 foram 83 CVLI e no ano passado 59 crimes contra a vida, o que representa uma redução de 29%. Já em relação às ocorrências de roubos a queda foi de 51% de janeiro a abril no quadrimestre (185 contra 90).

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, elogiou a vontade de cada policial militar que está nas ruas, no sentido de estabelecer a paz e ajudar na melhoria permanente do Estado. “O governo tem oferecido condições de trabalho, investido em viaturas novas, equipamentos de proteção individual, fardamentos e tudo isso gera entusiasmo e motivo para ação policial”, revelou o comandante. Ele lembrou, ainda, que a participação efetiva e o apoio do secretário da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, “parceiro nesse processo, sobretudo no respeito à ação policial legal, têm sido uma marca”. 

Em toda a Paraíba, 2012 foi o ano que marcou a primeira redução de CVLI depois de uma década de crescimento, com uma redução de 8,21% no número de assassinatos em relação a 2011 (1.680). O total de 1.542 CVLI foi ainda menor do que o observado em 2010 (1.563).

Para o comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, major Carlos Roberto Sena, a redução da criminalidade na área, que compreende 22 bairros de Cabedelo, é fruto de muito trabalho e o comprometimento de toda a tropa da Cia, de forma integrada com a Polícia Civil.  “Essa sintonia das duas corporações traz o sucesso das operações policiais, que desde o início desse novo modelo de gestão, em 2011, foram intensificadas”, comentou o comandante.

Na ocasião, o secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, fez questão de lembrar que as ações ocorridas em Cabedelo, no cumprimento do Planejamento Operacional 2013 da pasta, foram de total relevância para a redução obtida no Estado até agora. “Cada um dos praças e oficiais da 3ª Cia, juntamente com a equipe da Polícia Civil em Cabedelo, foi responsável por esse resultado, que só enobrece as polícias e contagia toda a tropa”, destacou. Cláudio Lima ainda parabenizou gestores de outras cidades da região metropolitana da Capital que, que por meio do trabalho integrado entre civis e militares e gestão focada em resultado, também vêm reduzindo os números de assassinatos este ano, como Santa Rita e Bayeux.