Fale Conosco

8 de julho de 2016

Secretário da Agropecuária e da Pesca faz palestra no auditório da Asplan



sedap palestra2 270x179 - Secretário da Agropecuária e da Pesca faz palestra no auditório da AsplanO secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro, realizou, na quinta-feira (7), no auditório da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), a palestra “Estudos Agroclimáticos da Área do Canal das Vertentes Acauã-Araçagi”.

A palestra reuniu representantes dos setores produtivos do estado e discutiu o projeto que vem sendo formatado, em parceria com a Embrapa, sobre o zoneamento do solo na área do Canal das Vertentes.

sedap palestra1 270x179 - Secretário da Agropecuária e da Pesca faz palestra no auditório da AsplanDe acordo com o secretário, o objetivo do debate foi discutir junto aos setores produtivos a importância do projeto, sobretudo, das cadeias produtivas mais pujantes no estado que são: grãos, cana-de-açúcar e fruticultura.

“É preciso enfatizar que, nesse projeto, estão sendo estudados 5.138 km2que compreendem 33 municípios na Zona da Mata do Agreste paraibano, isso significa um estudo amplo para tornar a região em grande vitrine para essas cadeias produtivas. Por isso, estamos convictos que o Projeto se apresenta como foco estratégico para a produção em larga escala consequentemente dar acesso para o produtor investir e desenvolver a economia da região e de todo estado”, ressaltou o secretário.

sedap palestra 270x179 - Secretário da Agropecuária e da Pesca faz palestra no auditório da AsplanA palestra teve a participação do pesquisador da Embrapa Solos, José Coelho de Araújo, que falou sobre o zoneamento do solo. “Trata-se de um estudo que agregará informações de suporte às tomadas de decisões, seja pelo setor público ou privado, com planejamento em base satisfatória para uso do solo”.

O gerente de Irrigação da Sedap, Demilson Lemos, falou sobre o envolvimento da Secretaria na elaboração do Projeto junto aos parceiros Embrapa Solos, Emepa e EMPARN. “Estamos trabalhando para, até setembro, já estarmos com Projeto em execução”.

Na palestra, estavam presentes representantes da Asplan, Faepa, Emepa, Emater, Defesa Agropecuária, empresários, estudantes e diversos setores produtivos da Paraíba.