Fale Conosco

26 de janeiro de 2015

Secretário da Agricultura Familiar destaca metas à frente da pasta



O Secretário de Estado da Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Lenildo Morais, afirmou que o fortalecimento da agricultura familiar, com investimentos que agreguem valor às pequenas produções, é uma das metas dele à frente da pasta.

De acordo com Lenildo Morais, será necessário elaborar projetos em benefício dos pequenos produtores. O objetivo é produzir com qualidade e menor custo. “Precisamos valorizar a nossa produção, devemos dar atenção não só ao plantio, mas a qualidade dos produtos que eles podem oferecer”, ressaltou. Ele também destacou que a qualificação do pequeno agricultor, assim como a preparação dos seus produtos para chegar ao mercado com maior qualidade, são alternativas que devem ser implementadas.

O secretário adiantou ainda que outra meta da Secretaria é estimular as agroindústrias familiares, com ênfase na agroecologia. “Este é outro fator preponderante para promover a sustentabilidade alimentar e movimentar a economia da Paraíba. Maior parte dos alimentos que consumimos é fruto da agricultura familiar”, pontuou.

O secretário enfatizou que vai trabalhar para buscar parcerias de políticas públicas com demais órgãos ligados ao setor, a exemplo da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater), Instituto de Terras e Planejamento Agrícola do Estado da Paraíba (Interpa), Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além dos movimentos sociais ligados ao campo.