Fale Conosco

20 de julho de 2011

Secretárias estaduais da Mulher da região Nordeste se reúnem no Recife



Secretárias da Mulher dos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia participaram de uma reunião nesta quarta-feira (20), no auditório do Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, no Recife, onde debateram sobre questões como a garantia da emancipação das mulheres a partir do desenvolvimento de ações e programas na educação. Agora à tarde, as secretárias apresentam propostas para representantes do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR).

O encontro articulado pela secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, no Recife, também serviu para discutir a preparação do Fórum de Gestoras do Nordeste, a organização da comissão da região Nordeste para III Conferência Nacional de Políticas para Mulheres e de tornar a campanha “Violência Contra a Mulher é Jogo Sujo”, em uma ação de combate à violência contra a mulher em todo o território nacional.

“Acho importante retomarmos isso, pois há conferências a se realizar. É preciso haver propostas para o Nordeste. Nosso papel é trabalhar a emancipação das mulheres. Vamos desenvolver um diálogo e apresentar uma proposta”, concluiu Cristina Buarque.

Segundo a Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena, o primeiro encontro deste ano foi muito positivo para o Estado. “Foi muito importante reunir as gestoras de todo o Nordeste para a construção de um diálogo. Ou seja, a proposta é apresentar ao MEC um documento destacando a importância de abranger e trabalhar a autonomia política, econômica e social a partir da educação”, ressalta.

A proposta é apresentar ao MEC um documento enfatizando a importância de trabalhar a autonomia política, econômica e social a partir de processos formativos em educação. “É um processo educativo e pretendemos fazer com que as mulheres entrem no mercado de trabalho com confiança através de capacitação em centros de aceleração do desenvolvimento das mulheres”, pontuou Cristina Buarque.

Participaram da reunião a secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque; a gerente de Fortalecimento Sociopolítico da Secretaria da Mulher de Pernambuco, Fábia Lopes; a secretária da Paraíba, Iraê Lucena; a secretária executiva da Paraíba, Gilberta Soares; a assessora Especial da Bahia, Maiara Alves; a secretária da Bahia, Vera Lúcia da Cruz; a superintendente da Secretaria da Mulher de Alagoas, Solange Viegas e a secretária da Mulher de Alagoas, Kátia Burgs.