Fale Conosco

1 de fevereiro de 2012

Secretarias e órgãos discutem qualificação de servidores para a Copa 2014



Focados na Copa do Mundo de 2014, representantes de secretarias e órgãos estaduais reuniram-se nesta quarta-feira (1º), na sede da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), para planejar ações de qualificação de pessoas que atuam diretamente com o turista. A proposta da Espep é que o planejamento seja feito em parceria.

A escola quer massificar os cursos de línguas (inglês, italiano e espanhol) para que os turistas e os envolvidos na Copa 2014 que venham ao Estado durante o evento recebam o melhor atendimento possível e não tenham dificuldade de comunicação. “Muitos servidores estaduais lidam direto com o atendimento ao turista. Por isso, precisamos dessa parceria com secretarias e órgãos para sensibilizar o servidor estadual a fazer cursos de qualificação para atender bem não só o turista que virá durante o evento esportivo, como também a demanda atual”, ressaltou André Felisberto, superintendente da Espep.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, participou da reunião e defendeu a qualificação do servidor que trabalha diretamente com o turista. “No setor do turismo tudo gira em torno do atendimento, que tem que ser o melhor possível. Por isso, qualificar o servidor que lida com turistas é primordial. Apoiamos e vamos estar junto com a Espep nesse trabalho”, disse.

Participaram também da reunião na Espep representantes do Detran, Funesc, Iphan, Secretaria de Cultura do Estado, IHGP, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Secretaria de Segurança e Defesa Social do Estado.

 

Destinos – No início de janeiro, o Ministério do Turismo divulgou 184 destinos e 88 produtos turísticos próximos às 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Desse total, a Paraíba foi contemplada com dez destinos e produtos (sol, mar, esporte e cultura), que ficam em municípios distantes até três horas, via terrestre, ou até duas horas, via aérea, das cidades-sede do Mundial.

 

No segmento sol, praia e esporte, foram selecionadas as cidades de João Pessoa, Cabedelo, Lucena e Conde. Campina Grande, Pocinhos, Esperança, Ingá, Bananeiras e Guarabira fazem parte do segmento Cultural. Os municípios selecionados terão preferência na destinação de recursos federais e no destaque da promoção oficial.