João Pessoa
Feed de Notícias

Secretarias afinam projetos para beneficiar quilombolas, índios e grupos LGBT

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011 - 12:23 - Fotos: 
Um projeto de atividades produtivas vai fortalecer a segurança alimentar e nutricional nas comunidades indígenas, negras e quilombolas da Paraíba. Essa ação tem prazo de execução até 30 de abril e sua viabilização foi discutida pelas secretárias Cida Ramos (Desenvolvimento Humano) e Iraê Lucena (Mulher e Diversidade Humana).
 
Já foram feitas visitas às comunidades para elaborar diagnóstico e análise do solo. Os grupos indígenas e quilombolas também já receberam cursos de horticultura e piscicultura, informa Luisa Regina Alves de Oliveira, gerente executiva de Equidade Racial da Secretaria. Segundo ela, esse projeto representa grande avanço social para as comunidades: “É a possibilidade de adoção de um processo mais sustentável, e garante a permanência dos jovens”, afirma.

Francimar Fernandes, membro da Associação de Apoio às Comunidades Afrodescendentes da Paraíba, está otimista: “Uma das dificuldades das comunidades quilombolas é o acesso a terra e esse projeto vai garantir isso”, enfatiza.

Três comunidades quilombolas serão beneficiadas pelo projeto de atividades produtivas: a Bonfim (no município de Areia), a Matão (em Gurinhém) e a Matias (em Serra Redonda). Francimar acredita que agora terá início um processo de sustentabilidade nessas áreas.

Na reunião das secretárias também foi abordada a implementação do Centro de Referência LGBT. A secretária Iraê disse esperar apoio amplo das principais entidades representativas desses grupos nas reuniões que se seguirão, que serão importantes para implantação do projeto.

De acordo com Cida Ramos, a gestão financeira e o apoio técnico serão de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Humano, já a execução dos projetos ficará a cargo da Secretaria Estadual da Mulher e da Diversidade Humana.